Mercados

Standard & Poor's rebaixa ratings de 34 bancos da Itália

Decisão da S&P reflete o rebaixamento da nota soberana do país europeu, cortada para BBB+ em janeiro

 A decisão também reflete a revisão da Avaliação de Risco da Indústria Bancária do País para o grupo 4, do grupo 3 (Stan Honda/AFP)

A decisão também reflete a revisão da Avaliação de Risco da Indústria Bancária do País para o grupo 4, do grupo 3 (Stan Honda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2012 às 16h49.

Londres - A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou nesta sexta-feira, 10, os ratings de 34 dos 37 bancos da Itália que analisa, após o rebaixamento do rating soberano do país, que no dia 13 de janeiro foi cortado para BBB+. A decisão também reflete a revisão da Avaliação de Risco da Indústria Bancária do País para o grupo 4, do grupo 3.

Entre os bancos com ratings rebaixados estão o Unicredit (cuja nota foi cortada para BBB+, de A); o Intesa Sanpaolo (para BBB+, de A); o Banca Monte dei Paschi di Siena (para BBB, de BBB+); e o Unione di Banche Italiane (para BBB+, de A).

O rating do Banca di Credito Cooperativo di Conversano foi mantido em BBB-; a nota do Istituto Centrale delle Banche Popolari Italiane foi reafirmada em BBB-; e o FGA Capital em BBB.

Recessão à vista

A economia da Itália encolheu no quarto trimestre do ano passado, em um declínio provavelmente maior que o recuo de 0,2% registrado no terceiro trimestre, disse uma fonte do governo à agência Reuters esta semana.

Se o número for confirmado pela agência de estatísticas oficial ISTAT, que divulgará dados preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) no dia 15, isso significará que a Itália está oficialmente em uma recessão que deve permanecer durante o resto do ano.

"O quarto trimestre foi negativo para a economia da Itália, provavelmente pior que o terceiro", disse a fonte, que pediu para não ser identificada. A mediana das previsões de 20 analistas ouvidos pela Reuters aponta declínio de 0,6% para o quarto trimestre de 2011 e também para o primeiro trimestre de 2012.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosEuropaFinançasItáliaPaíses ricosPiigsStandard & Poor's

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF