Mercados

Ações europeias caem por receio de resgate espanhol

O índice FTSEurofirst 300 , que reúne as principais bolsas europeias, cai 1,88%, aos 1.029 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2012 às 08h54.

Londres - As bolsas de valores europeias apresentavam forte queda na manhã de segunda-feira, uma vez que investidores se preocupavam cada vez mais que a Espanha possa precisar de um resgate soberano integral, após uma segunda região espanhola indicar que provavelmente precisaria de ajuda do governo.

Às 8h36 (horário de Brasília), o índice FTSEUROFIRST 300 , que reúne as principais bolsas europeias, caía 1,88 por cento, com 1.029 pontos.

Bancos da zona do euro caíam 4,57 por cento, após Múrcia seguir o caminho de Valência na busca de um programa do governo para manter suas finanças em dia, enquanto a mídia local informava que meia dúzia de regiões estavam prontas para fazer o mesmo.

"Há muita aversão ao risco nesta manhã", disse o corretor sênior da Central Markets, Joe Neighbour. "Há novas preocupações com a Europa, mas estas preocupações nunca tinham ido embora".

Muitos investidores internacionais abandonaram as dívidas espanhola e italiana, empurrando os rendimentos a níveis que o governo espanhol não pode pagar, por mais que tente salvar os seus bancos devastados pelo colapso do mercado imobiliário e cortar seu crescente déficit no orçamento.

O sentimento foi ainda mais prejudicado pela piora nos problemas econômicos da Grécia. O primeiro-ministro Antonis Samaras disse no domingo, dias antes dos credores internacionais chegarem a Atenas para pressionar por mais cortes, que o país estava agora em uma "Grande Depressão", similar à norte-americana nos anos de 1930.

Veja o desempenho das bolsas da Europa às 8h36: BOLSA PONTUAÇÃO VARIAÇÃO % Londres 5.553 -1,73 Frankfurt 6.512 -1,77 Paris 3.129 -2,03 Madri 6.066 -2,88 Milão 12.707 -2,75 Lisboa 4.600 -3,24 Veja como se comportaram as bolsas asiáticas: (Reportagem de Francesco Canepa; reportagem adicional de Simon Jessop, Atul Prakash, Sudip Kar-Gupta) REUTERS DAD MTS

Mais de Mercados

Apesar de 'Pibão', Ibovespa cai sob o peso de commodities

PIB do segundo trimestre, PMI industrial nos EUA e commodities: o que move o mercado

3R (RRRP3) troca de nome após fusão com Enauta (ENAT3) e terá novo ticker

Alta da bolsa vai depender de estrangeiros – e por que isso é uma boa notícia

Mais na Exame