Mercados

Ações europeias caem por receio com Espanha e dados alemães

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais bolsas europeias, cai 0,08%, aos 1.023 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2012 às 08h46.

Londres - As bolsas de valores europeias registravam fraqueza nesta terça-feira após fortes quedas no dia anterior, à medida que as preocupações da zona do euro se concentram nos altos custos dos empréstimos espanhóis, em pesquisas ruins e na ação da Moody's de reduzir a perspectiva de rating da Alemanha, ofuscando os números positivos da indústria da China.

Na noite de segunda-feira, a agência Moody's mudou sua perspectiva para a Alemanha, Holanda e Luxemburgo de "estável" para "negativa", mencionando as crescentes chances de que a Grécia saia da zona do euro, o que "dispararia uma cadeia de choques no setor financeiro".

O sentimento também foi abalado após uma pesquisa mostrar que o setor privado da Alemanha contraiu pelo terceiro mês consecutivo em julho, sugerindo que a maior economia da Europa pode retrair no terceiro trimestre. O setor privado da zona do euro também contraiu pelo sexto mês seguido em julho.

Às 8h23 (horário de Brasília), o índice FTSEUROFIRST 300 , que reúne as principais bolsas europeias, caía 0,08 por cento, com 1.023 pontos. O índice caiu 2,4 por cento para sua mínima em três semanas na sessão anterior por preocupações de que a Espanha pode se tornar em breve o quarto membro da zona do euro a pedir por um resgate soberano.

"A Espanha é uma das principais áreas de preocupação de uma perspectiva política. É uma economia relativamente grande no contexto da Europa e claramente tem necessidades financeiras que nos níveis atuais do mercado de yields de títulos parecem ser problemáticas", disse o chefe de estratégias de ações da Exane BNP Paribas, Ian Richards.

Mais de Mercados

3R (RRRP3) troca de nome após fusão com Enauta (ENAT3) e terá novo ticker

Alta da bolsa vai depender de estrangeiros – e por que isso é uma boa notícia

Ibovespa fecha em queda puxado por desvalorização da Vale; dólar cai para R$ 5,62

A volta da Abercrombie? O que explica a alta de 50% nas ações da empresa neste ano

Mais na Exame