Mercados

Ações europeias afundam com piora na perspectiva econômica

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais bolsas europeias, cai 1,46%, aos 958,79 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2012 às 09h10.

Londres - As bolsas de valores europeias atingiram uma nova mínima em cinco meses na manhã de sexta-feira, com sinais cada vez maiores de que a crise da dívida na Espanha e Grécia estava afetando as maiores economias da região, e com muitos investidores optando por ficar longe de ações em favor de dinheiro ou títulos.

Às 8h52 (horário de Brasília), o índice FTSEUROFIRST 300 , que reúne as principais bolsas europeias caía 1,46 por cento, com 958,79 pontos, mas chegou a cair 1,6 por cento para uma mínima intradia de 957,64 pontos - seu nível mais fraco desde a mínima intradia de 952,55 pontos em 20 de dezembro.

A bolsa alemã DAX, índice referencial que tem tido o melhor desempenho no mercado de ações neste ano até agora, também teve forte queda, conforme dados mostraram que o setor manufatureiro da Alemanha havia contraído no ritmo mais rápido em quase três anos em maio. "No geral, isto faz parte de um sinal claro de que na maioria das frentes estamos em um ambiente econômico enfraquecido", disse o chefe de alocação de ativos do banco suíço Gonet & Cie, Cyrille Urfer.

Os volumes de operação estavam abaixo da média, agravando assim as quedas nos mercados de ações europeus, uma vez que muitos operadores recuaram antes da publicação de dados de emprego dos Estados Unidos, na sexta-feira.

Mais de Mercados

Petrobras cai até 3% com reação ao plano de compra de 40% de campo de petróleo na Namíbia

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Ibovespa fecha em queda nesta segunda-feira puxado por Petrobras

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Mais na Exame