Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Bolsas caem na Ásia e na Europa. Dados piores que o esperado sobre o mercado de trabalho nos EUA alimentam o temor de desaquecimento na maior economia do mundo

Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 09h26.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 – Agenda: dados de veículos e Focus são destaque no Brasil. O Banco Central (BC) informa os resultados da pesquisa Focus, com projeções de economistas do mercado para indicadores como inflação, Produto Interno Bruto (PIB) e juros. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulga a produção, as vendas e as exportações de maio. Na Europa, o mercado acompanha os dados da inflação no atacado da Zona do Euro.

2 – Mercados: índices caem com temor sobre economia global. As bolsas recuam na Europa, após caírem na Ásia, com investidores preocupados com os últimos sinais de desaceleração da economia global. O petróleo cede e o iene se valoriza, enquanto aumenta a demanda dos investidores por metais preciosos como o ouro.

3 – Dívida em dólar tem maior vantagem sobre Ibovespa em nove meses. Os títulos brasileiros denominados em dólar apresentam o melhor desempenho em nove meses na comparação com a renda variável. Essa vantagem reflete a aposta de investidores de que a inflação vai perder força com a desaceleração da economia. A rentabilidade de 2,2% dos títulos em maio se compara a uma perda de 2,9% para o Ibovespa, a maior diferença desde agosto, de acordo com dados compilados pela Bloomberg e pelo JPMorgan Chase.

4 – Focus: analistas reduzem expectativa de inflação em semana de Copom. O mercado reduziu sua estimativa para o IPCA de 2011 pela quinta semana consecutiva, mas manteve os prognósticos para o ano que vem e para a taxa em 12 meses, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central. A estimativa para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2011 recuou de 6,23% para 6,22%. Para 2012, o prognóstico foi mantido em 5,10%.

5 – Lucros das companhias aéreas cairão à metade em 2011. Os lucros das companhias aéreas serão reduzidos à metade em 2011, a quatro bilhões de dólares, anunciou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), em consequência do preço do petróleo, dos problemas no mundo árabe e do tsunami no Japão. A nova estimativa é 54% inferior aos 8,6 bilhões de dólares de lucros da previsão divulgada em março.

6 – Socrates reconhece derrota em eleição em Portugal. O primeiro-ministro português, José Socrates, admitiu a derrota nas legislativas do domingo (5), e anunciou a sua renúncia como secretário-geral do Partido Socialista (PS). O Partido Social Democrata (PSD) venceu as eleições e o bloco de direita obteve mais de 51% dos votos, segundo resultados parciais obtidos em 80% das zonas eleitorais. Além disso, o PSD, de Pedro Passos Coelho, que deverá substituir José Socrates, recebeu 40,6% dos votos, contra 28,5% para os socialistas.

7 – O’Neill diz que economia brasileira não manterá ritmo atual. Jim O’Neill, presidente do conselho do Goldman Sachs Asset Management, disse que a economia brasileira não poderá manter o ritmo atual de crescimento nos próximos anos e que a economia da Índia também está se desacelerando de forma rápida. Citado pela Bloomberg, ele fez os comentários ontem em uma conferência sobre a indústria de luxo em Lausanne.

8 – Petrolífera Queiroz Galvão vai explorar gás em Abrolhos, diz jornal. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) concedeu, pela primeira vez, uma licença de operação para exploração de gás em região próxima ao santuário ecológico do arquipélago de Abrolhos, no Sul da costa da Bahia, constituído por cinco ilhas, informa reportagem do jornal Valor Econômico. A autorização, concedida à Queiroz Galvão Exploração e Produção até 2013, impõe várias condicionantes inéditas até agora nos procedimentos do Ibama.

9 – Confiança do setor de serviços cai em maio, diz FGV. A confiança do setor de serviços brasileiro diminuiu em maio, depois de atingir o terceiro maior patamar da série no mês anterior, mas continua em nível historicamente elevado, segundo indicador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado nesta segunda-feira. A queda foi de 1,4% em maio sobre abril, para 133,5 pontos.

10 – CPFL e Light têm recomendações reduzidas pelo Morgan Stanley. A CPFL Energia teve sua recomendação reduzida de equalweight (alocação igual à média do mercado) para underweight (alocação abaixo da média do mercado), enquanto o preço-alvo das ações foi elevado de 40 reais para 45 reais pelos analistas do Morgan Stanley, segundo relatório obtido pela Bloomberg. Já a Light caiu de overweight (alocação acima da média do mercado) para equalweight. A Cemig recebeu recomendação overweight no início de cobertura pelo banco.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Multiplan assina memorando para vender 25% de shopping em Jundiaí por R$ 251 milhões

Petróleo cai mais de 4% de olho em China e Oriente Médio

Azul sobe 19% e lidera altas com anúncio de acordo com credores

O que está por trás do ‘banho de água fria’ da China no mercado, segundo a Gavekal