Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Oferta da Petrobras pode chegar a 128,3 bilhões; PIB brasileiro mostra desaceleração da economia no segundo trimestre.

Estatal planeja emitir até 2,17 bilhões de novas ações ordinárias e 1,59 bilhão de preferenciais. Considerando valores de ontem, total chega a R$ 128 bi (.)

Estatal planeja emitir até 2,17 bilhões de novas ações ordinárias e 1,59 bilhão de preferenciais. Considerando valores de ontem, total chega a R$ 128 bi (.)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2010 às 09h45.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Oferta da Petrobras pode chegar a 128,3 bilhões de reais. A Petrobras planeja emitir até 2,17 bilhões de novas ações ordinárias e 1,59 bilhão de ações preferenciais, afirmou a empresa em comunicado arquivo na  (CVM) Comissão de Valores Mobiliarios nesta sexta-feira. Considerando o valor das ações no fechamento de quinta-feira, a petrolífera pode levantar, inicialmente, até 111,63 bilhões de reais. O Ministério de Minas e Energia anunciou ontem o preço do barril do pré-sal em 8,51 dólares.

2 - Situação dos minoritários na capitalização ainda é incógnita. Difícil prever o papel que o investidor comum, pessoa física, terá na capitalização da Petrobras. O risco de diluição é concreto: grosso modo, a capitalização se resume à premissa básica de que cada investidor poderia acompanhar o aumento de capital proposto pelo acionista controlador (União), na proporção da participação que cada um detém.

3 - Afastando-se da pressão das incertezas da oferta, ações da Petrobras voltam aos fundamentos.  O horizonte nublado da capitalização da Petrobras (PETR3); (PETR4), que tinha minado as relações das ações da estatal com os fundamentos e perspectivas da companhia, dissipou-se em parte nesta semana com o anúncio do preço do barril de petróleo a ser utilizado e abriu o caminho para análises mais consistentes do mercado.

4- PIB brasileiro mostra desaceleração da economia no segundo trimestre. Depois de um "crescimento chinês" no primeiro trimestre, o PIB (soma de bens e produtos finais) registrou uma expansão de 1,2% em relação aos três primeiros meses do ano, uma desaceleração frente ao primeiro trimestre, quando tinha apontado alta de 2,7% em comparação ao fim de 2009.

5 - Economia americana perde 54 mil vagas em agosto. A taxa de  desemprego nos Estados Unidos subiu de 9,5% em julho para 9,6% agosto, mostram os dados do setor de emprego divulgados às 9h30 desta sexta-feira. Os números de julho foram revisados de uma perda de 131 mil vagas para queda de 54 mil postos de trabalho. O ponto alto dos indicadores da semana deverá ditar o rumo dos negócios do pregão do dia e promete trazer volatilidade às bolsas mundiais.

6 - Bolsas da Europa começam a sexta-feira em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta sexta-feira, depois de terem encerrado de maneira estável o último pregão, por conta das ações do setor de construção civil, que se recuperaram com a ajuda de dados positivos divulgados pelos Estados Unidos.

7 - Eletrobraz e GDF Suez avaliarão juntas projetos no exterior. A Eletrobras e a franco-belga GDF Suez assinam nesta quinta-feira um acordo para cooperação em projetos de energia na África, América Central e do Sul. Segundo comunicado à imprensa, os segmentos prioritários serão transmissão e geração de energia elétrica, de origem renovável e outras fontes.

8  - Vendas no varejo da zona do euro crescem 0,1% no mês em julho.  O volume de vendas do varejo cresceu 0,1% na zona do euro e na União Europeia entre junho e julho, apontou a agência de estatísticas Eurostat. Em junho, as vendas varejistas tiveram alta de 0,2% e 0,3%, respectivamente.

9  - BTG Pactual adquire Hospital São Luíz. A rede D'Or, do Rio de Janeiro, está negociando a compra do controle acionário do Hospital São Luiz de São Paulo e do Plano de Saúde Advance. Neste momento, altos executivos das duas companhias estão finalizando um possível contrato de venda da rede paulista, em uma sala fechada na sede do São Luiz, na capital paulista

10 - Expansão do setor de serviços da Zona do Euro estagna em agosto. O ritmo da recuperação do setor de serviços da zona do euro praticamente estagnou em agosto. O índice Markit mostrou nesta sexta-feira aumento das encomendas e contratações ligeiramente maiores. A leitura do setor ficou em 55,9 em agosto, ante 55,8 em julho e 55,6 no dado preliminar do mês passado. 

 

 

 

Leia mais sobre Petrobras

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Assine a newsletter do Canal de Mercados

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mercados

Ibovespa cai e volta a fechar no menor patamar do ano

Grupo Mateus (GMAT3) avalia comprar rede do Novo Atacarejo

Livro Bege dos EUA, Caged, Pnad Contínua, falas do Fed e mais: o que move o mercado

Anglo American rejeita pedido da BHP para estender prazo de proposta

Mais na Exame