Acompanhe:

Conheça Renata Faber, especialista em ESG do BTG Pactual digital

Formada pela FGV, Faber foi eleita anualmente, por mais de uma década, como uma das melhores analistas da América Latina pelo ranking da Institutional Investor

Modo escuro

 (Leandro Fonseca/Exame)

(Leandro Fonseca/Exame)

D
Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2021, 10h59.

Última atualização em 12 de julho de 2021, 10h40.

Renata Faber, especialista em ESG do BTG Pactual digital, possui 20 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de compor o time especializado em análises do mercado financeiro para investidores, ela foi reconhecida anualmente, de 2005 a 2017, como uma das melhores analistas da América Latina pelo ranking da Institutional Investor.

Faber é formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pelo tempo de trabalho na área e passagens por grandes empresas, ela se destaca por ter uma ampla rede de contatos no mercado de capitais da América Latina e um bom relacionamento com investidores na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. Também possui fortes conhecimentos em técnicas de avaliação, análise setorial e tomada de decisões de investimentos.

Aumente seus rendimentos com ajuda dos especialistas do maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital

Paixão por ESG

Faber conta que percebeu o gosto pelo mundo das finanças ainda durante o curso superior, na FGV. "Resolvi durante a faculdade trabalhar com mercado financeiro e fui para a área de equity research, que me permitia, não só trabalhar com finanças, mas também aprender sobre as empresas", diz.

Segundo a especialista em ESG do BTG Pactual digital, aprender detalhes sobre as companhias, como o estilo de governança e os processos de produção sempre foi algo que a agradou. "Gosto de conversar com a gestão, visitar as empresas, saber mais sobre o relacionamento com o cliente, a cultura da companhia, os valores”, afirma.

“Acredito que por apreciar muito esse trabalho que nasceu em mim o interesse por ESG", explica Faber. “A área juntou tudo que eu gostava: conhecer as empresas, suas culturas, entender sobre como elas se relacionam com acionistas, funcionários, clientes, sociedade, fornecedores, estudar inovação e mapear riscos. A minha migração foi um movimento natural", acrescenta.

ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) consiste em uma série de parâmetros relacionados aos quesitos sociais e ambientais usados para a avaliação das companhias. Eles servem de complemento para as análises financeiras e são importantes para mensuração de riscos.

Renata Faber destaca também que o ESG chegou para completar o valuation (processo que estima o valor de uma empresa). “ESG é sobre isso: entender o relacionamento com os stakeholders, pensar nos riscos ambientais e sociais que a empresa corre, e como funciona a governança dela”, explica. "Está cada vez mais claro que empresas com boas práticas ESG têm melhor performance no mercado financeiro”, finaliza.