Future of Money

Revolução digital: Pix bate recorde com 40 milhões de transações em um dia

Banco Central diz que sistema ultrapassou marca de 40 milhões de transações em um único dia pela primeira vez e reforça adoção massiva dos brasileiros

PIX: plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central permite transações 24 horas por dia (Victor Prilepa/Exame/Getty Images)

PIX: plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central permite transações 24 horas por dia (Victor Prilepa/Exame/Getty Images)

Cointelegraph Brasil

Cointelegraph Brasil

Publicado em 11 de agosto de 2021 às 18h04.

Última atualização em 11 de agosto de 2021 às 18h07.

O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, bateu recorde de transações em um único dia, às vésperas do Dia dos Pais, na última semana. Os dados foram divulgados pela própria autoridade financeira.

Segundo o BC, na última sexta-feira, 6, o Pix registrou 40,46 milhões de transferências em 24 horas, com volume de transações de 24,8 bilhões de reais, totalizando uma média de 614 reais por transação.

O Dia dos Pais é um dos períodos mais aguardados pelo varejo brasileiro. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que neste ano o setor tenha faturado 6,03 bilhões de reais.

Esta foi a primeira vez que o BC registrou mais de 40 milhões de transações pelo Pix em um único dia. Em maio, outro número mostrava a enorme aceitação do brasileiros pelo sistema, quando o BC divulgou que 45% da população economicamente ativa já utilizava o Pix.

    Em julho, o BC também anunciou que o Pix já superava as operações em TED, DOC, cheque e boleto bancário. Também no mesmo período, o Pix também foi premiado em evento internacional na categoria "Inovação de Pagamentos".

    Mesmo com os números positivos, o Pix ainda se prepara para ampliar sua atuação no Brasil. Novas funcionalidades, como o Pix Troco e o Pix Cobrança já estão em implementação.

    Além disso, o Banco Central quer levar o sistema ao WhatsApp Pay, o sistema de pagamentos da rede de mensagens instantâneas do Facebook.

    O BC também estuda permitir que instituições financeiras ofereçam contas bancárias em reais e em Bitcoin, com integração ao Pix e ao Open Banking.

    por Cointelegraph Brasil
    Acompanhe tudo sobre:Banco CentralPIX

    Mais de Future of Money

    Chiliz muda blockchain após perda de espaço e queda de fan tokens

    Liquidez no mercado de criptomoedas meme atinge maior nível da história

    Milei diz que "não há problemas" para usar bitcoin em pagamentos na Argentina

    Investidores do token do Coritiba recebem quase R$ 1 milhão após venda de jogador

    Mais na Exame