O que são fan tokens? Superintendente da CVM explica em novo vídeo
Embora não sejam valores mobiliários, os fan tokens chamaram a atenção da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, que explicou sobre o assunto em um vídeo
Modo escuro
Digital generated 3D gemstones of NFT crypto art on mobile phone. Digital art visualising blockchain technology and non-fungible token. Augmented Reality and Virtual Reality concept. (Getty Images/Reprodução)

Publicado em 15 de setembro de 2023 às, 13h23.
Os fan tokens surgiram nos últimos anos como uma opção digital para os times de futebol e outros esportes se conectarem com seus torcedores. O “novo sócio torcedor” promete vantagens aos detentores dos tokens e chamou a atenção da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que publicou um vídeo explicando sobre o assunto na última quinta-feira, 14.
Já ouviu falar nos fan tokens?
Nosso Superintendente de Desenvolvimento de Mercado, Antonio Carlos Berwanger, explica um pouquinho sobre o assunto e a atuação da CVM com relação a eles.#vamosjuntos por um regulador forte e um mercado de capitais mais moderno.#cvm #saf #futebol pic.twitter.com/uIIy7YJNHE— CVM (@cvmgovbr) September 14, 2023
O que são fan tokens?
“Fan tokens são tokens que possibilitam maior engajamento dos torcedores de times de futebol”, explicou Antonio Carlos Berwanger, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado.
Atualmente, grandes clubes como Barcelona, Paris Saint-Germain, Flamengo, Santos e Palmeiras já possuem seus fan tokens. O Grêmio, por outro lado, lançou recentemente o fan pass, que promete ser uma “evolução do fan token”.
O valor de mercado atual dos fan tokens supera R$ 1 bilhão, de acordo com dados do CoinGecko. O maior fan token atualmente é o do Barcelona.
No vídeo, Berwanger, da CVM, explica que os fan tokens não são classificados como valores mobiliários e, por isso, não são regulados pela autarquia.
“No momento, eles não possuem noção de investimento, ou seja, eles não são ofertados com o objetivo de oferecer retorno financeiro”, explicou o superintendente. Embora possam valorizar de acordo com a oferta e demanda, os fan tokens têm como objetivo principal o engajamento entre clubes e torcedores. Eles podem oferecer vantagens como camisas autografadas, a possibilidade de escolher os modelos de camisa do time, entre outros.
“Vamos juntos por um regulador forte e um mercado de capitais mais moderno”, escreveu a CVM na publicação do vídeo.
Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok
Créditos

Da Redação
Redação ExameSomos o principal veículo para desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial no país. A marca Exame inclui o site, a revista, o aplicativo para smartphones, cursos, eventos e um serviço de análises financeiras.Últimas Notícias
Bolsa de crédito de carbono usa blockchain para registrar selo de sustentabilidade e qualidade
Há 12 horasFundador da FTX diz que está falido e é "uma das pessoas mais odiadas do mundo"
Há 14 horasComo a tokenização abre portas para a inclusão financeira de economias emergentes
Há 14 horasCiti lança serviço de tokenização de ativos para "atualizar" sistema financeiro
Há 16 horasBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Huawei no Brasil: evolução na velocidade 5G
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais