Future of Money

Criador da Ethereum diz que regulação de criptomoedas cria "anarco-tirania"

Vitalik Buterin expressou frustração com situação atual da regulamentação do mercado cripto e sugeriu alternativas

Vitalik Buterin é um dos criadores do blockchain Ethereum (Lionel Ng/Bloomberg/Getty Images)

Vitalik Buterin é um dos criadores do blockchain Ethereum (Lionel Ng/Bloomberg/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 2 de julho de 2024 às 14h03.

Vitalik Buterin, um dos criadores da rede blockchain Ethereum, expressou recentemente sua frustração com o estado atual da regulamentação das criptomoedas e ofereceu a sua possível solução para o problema. Ele falou sobre o tema em resposta a um comentário na rede social Warpcast.

Na visão de Buterin, o cenário atual é marcado por uma situação em que os esforços regulatórios "essencialmente colocaram os desenvolvedores de criptomoedas que agem de boa-fé em um canto".

"O principal desafio da regulamentação das criptomoedas (especialmente nos EUA) sempre foi esse fenômeno em que, se você fizer algo inútil ou pedir às pessoas que lhe deem dinheiro por referências vagas a possíveis retornos, na melhor das hipóteses, você estará livre e desimpedido", argumentou.

Por outro lado, "se você tentar dar aos seus clientes uma perspectiva clara e honesta de onde vêm os retornos e promessas sobre os direitos que eles têm, então você está ferrado porque está oferecendo um 'valor mobiliário'. O nível de incentivo que essa 'anarco-tirania' cria acaba sendo pior para o espaço do que a anarquia pura ou a tirania pura".

Buterin argumenta que, atualmente, as autoridades ainda fazem pouco para combater malfeitores, golpistas e "hipócritas" que cometem crimes no ecossistema cripto se aproveitando principalmente da atuação em plataformas de redes sociais.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Como possível solução para esse problema, o criador da Ethereum recomendou uma limitação de alavancagem no mercado, exigência de auditorias e transparência nos projetos e uma restrição de uso das plataformas através de testes de conhecimentos para os usuários.

Buterin diz que, em vez de oferecer proteções a empresas e projetos sem uma visão ou projeto de longo prazo, ele "preferiria que vigorasse uma situação oposta, em que o lançamento de um token sem a apresentação de um projeto claro de longo prazo que explique por que ele manterá ou aumentará seu valor econômico colocaria em risco seus emissores".

No entanto, Buterin também disse que a implementação de regulamentações que atendam ao setor de criptomoedas é apenas parte da batalha: "Para chegar nesse ponto, será necessário um engajamento de boa fé, tanto dos órgãos reguladores quanto da indústria".

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:EthereumCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Ingressos tokenizados: como funcionam e como podem combater golpes e pirataria no setor?

Kamala Harris pode ser 'muito mais receptiva' às criptomoedas que Biden, diz Mark Cuban

Presidente do Banco Central quer "superapp" de finanças integrado com inteligência artificial

Ferrari anuncia que vai aceitar pagamentos em criptomoedas na Europa

Mais na Exame