Future of Money

Autor de 'Pai Rico, Pai Pobre' diz que Brics pode criar moeda digital para acelerar colapso do dólar

Robert Kiyosaki avaliou que a criação de uma moeda digital lastreada em ouro poderia ameaçar a hegemonia do dólar

Robert Kiyosaki é autor do livro "Pai Rico, Pai Pobre" (New York Daily News Archive/Getty Images)

Robert Kiyosaki é autor do livro "Pai Rico, Pai Pobre" (New York Daily News Archive/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 14 de maio de 2024 às 10h31.

Robert Kiyosaki, autor do best-seller de finanças "Pai Rico, Pai Pobre" e conhecido defensor do bitcoin, declarou que o Brics, grupo que reúne o Brasil e outras grandes economias emergentes, poderia criar uma "forte ameaça à hegemonia do dólar" na economia global caso lançasse uma moeda digital lastreada em ouro.

A criação de uma criptomoeda própria do grupo de países não é mera especulação de Kiyosaki. Ministros do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul devem se reunir ainda neste mês para discutir o avanço do projeto de criação de uma moeda digital comum, ao mesmo tempo em que os países continuam acumulando reservas de ouro.

Defensor de longa data tanto do ouro quanto do bitcoin, Kiyosaki costuma frequentemente alertar seus 2,5 milhões de seguidores no X, antigo Twitter, para se protegerem de um possível colapso da moeda norte-americana.

Em uma postagem publicada no X no último domingo, 12, durante sua viagem à África do Sul, ele disse estar atento aos rumores sobre uma possível "criptomoeda dos Brics, possivelmente lastreada em ouro".

Segundo Kiyosaki, o avanço do projeto pode acelerar o colapso do dólar: "Se a criptomoeda de ouro dos Brics acontecer, trilhões em dinheiro falso, os dólares fiduciários dos Estados Unidos, voltarão correndo para os EUA, causando hiperinflação e, por fim, destruindo o dólar americano".

A projeção do autor termina com a recorrente sugestão de que as pessoas se protejam de um eventual colapso financeiro dos Estados Unidos comprando ouro, prata e bitcoin. Há dez dias, Kiyosaki declarou que o "colapso já começou", culpando o crescimento desenfreado da dívida dos Estados Unidos, sem que o governo indique sinais de desaceleração.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Moeda digital do Brics

A criação de uma moeda digital do Brics foi discutida pela primeira vez em 2017. Inicialmente, discutiu-se a criação de um método de liquidação para negociações comerciais envolvendo os países do bloco. Entretanto, o projeto ainda enfrenta dificuldades e teve poucos avanços concretos.

Enquanto o projeto de moeda digital comum não avança, os países do bloco estão adotando suas próprias moedas para liquidar transações internacionais. Em março do ano passado, o Brasil fechou um acordo com a China para habilitar o uso do Yuan Digital em operações comerciais envolvendo os dois países.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BricsCriptomoedasOuro

Mais de Future of Money

Ingressos tokenizados: como funcionam e como podem combater golpes e pirataria no setor?

Kamala Harris pode ser 'muito mais receptiva' às criptomoedas que Biden, diz Mark Cuban

Presidente do Banco Central quer "superapp" de finanças integrado com inteligência artificial

Ferrari anuncia que vai aceitar pagamentos em criptomoedas na Europa

Mais na Exame