Future of Money

Um dos maiores blockchains do mundo, Solana tem lentidão e rede é reiniciada

Problema no funcionamento da Solana estaria ligado à recente atualização da rede, da versão 1.13 para a versão 1.14, que afetou o tempo de finalização dos blocos

Blockchain da Solana precisa ser reiniciado (Yuichiro Chino/Getty Images)

Blockchain da Solana precisa ser reiniciado (Yuichiro Chino/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 08h51.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2023 às 14h28.

A rede Solana enfrentou uma desaceleração na produção de blocos em 25 de fevereiro após uma atualização no software validador. O incidente resultou em interrupções nas transações, e levou os validadores a retornarem à versão anterior do software na tentativa de restaurar o desempenho do blockchain.

O problema técnico começou por volta das 3h, horário de Brasília, levando os validadores voltar o software para a versão 1.13, em um esforço para restaurar as transações na rede. A ação, no entanto, não foi suficiente para fazer as operações da Solana voltarem à normalidade, forçando a decisão de reiniciar a rede na versão 1.13.6.

"A rede experimentou uma desaceleração significativa na produção de blocos, que coincidiu com uma atualização do software validador. Os engenheiros ainda estão conduzindo uma análise sobre a raiz do problema", observou o site Solana Compass.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

O problema está ligado à atualização de 1.13 para 1.14, que atrasou a finalização do bloco. A rede Solana está reiniciando e, para retomar as operações, é necessário 80% de participação ativa online:

"Conforme mais validadores completam o processo de reinicialização, esse número subirá de acordo com o quanto eles delegaram para staking: isso significa que validadores maiores, como exchanges centralizadas, têm um impacto maior nos períodos de reinicialização."
Uma solução para o incidente foi discutida entre os validadores de Solana durante algumas horas após o problema. O provedor de infraestrutura Chorus One observou em uma publicação no Twitter que o incidente "demonstrou como a rede é genuinamente descentralizada". A Chorus One continuou:

"Sem todos esses debates, estaríamos de volta em uma hora. Mas, cada decisão ao longo do caminho, seja para voltar à versão anterior, reiniciar, ou quando mudar um retorno à versão anterior para um processo de reinicialização, é debatido. As votações ocorrem. No fim, demoramos de 8 a 10 horas para realizar uma recuperação, em vez de uma."

Solana é uma blockchain de primeira camada e de código aberto. Sua arquitetura de rede de terceira geração foi projetada para facilitar contratos inteligentes e a criação de aplicações descentralizadas (DApp). O blockchain Solana foi lançada durante o boom das ICOs, ocorrido em 2017. A rede de teste interna do projeto foi lançada em 2018, seguida por várias fases de redes de teste antes que a rede principal fosse lançada oficialmente em 2020.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptoativos

Mais de Future of Money

Análise: após decisão monetária do Fed, bitcoin segue em tendência de alta

Investir em bitcoin é a “forma mais fácil de ficar milionário”, diz autor de Pai Rico, Pai Pobre

Trump se apresenta como "criptopresidente" e diz que quer "bitcoin feito nos EUA"

Bitcoin dispara após divulgação do CPI: há esperanças para corte nos juros nos EUA?

Mais na Exame