Esporte

Max Verstappen se sagra tricampeão mundial em corrida sprint no Catar

Holandês só poderia perder o título para o companheiro Sergio Pérez, que abandonou a prova após batida

O piloto Max Verstappen. (TAG Heuer/Divulgação)

O piloto Max Verstappen. (TAG Heuer/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de outubro de 2023 às 15h49.

A temporada 2023 da Fórmula 1 já conhece seu campeão. A corrida sprint no circuito de Lusail, no Catar, confirmou que o holandês Max Verstappen (Red Bull) não será mais alcançado por nenhum outro piloto do grid. Ele chegou a esta prova com 400 pontos, e só poderia ser alcançado pelo seu companheiro Sergio Perez.

O mexicano estava 177 pontos atrás e precisava fazer seis a mais para sobreviver na disputa. Porém, ele se envolveu em uma batida durante a 12ª das 19 voltas da prova, e encerrou suas possibilidades.

Max se torna o sexto piloto a conquistar três campeonatos mundiais e o quinto a fazê-lo de forma consecutiva — foi campeão em 2021 e 2022. Apesar de não iniciar na pole position da sprint — Oscar Piastri e Lando Norris (ambos da McLaren) "roubaram" a primeira fila —, não houve problema para o holandês, que largou na terceira posição.

O formato de corrida rápida, realizada no dia anterior ao Grande Prêmio, foi adotado na temporada de 2021, e esta é a primeira vez que ele define o campeão mundial.

Ele precisava de apenas três pontos dos 34 possíveis no fim de semana. Bastava o sexto lugar na sprint. Nas três provas do tipo nesta temporada, ele venceu duas (Áustria e Bélgica) e foi terceiro lugar no Azerbaijão.

O fim de semana no Catar não acabou. Amanhã, acontecerá o Grande Prêmio do Catar. O campeão Verstappen será pole mais uma vez, pela 10ª vez em 2023 e pela 30ª vez na carreira. Na sexta-feira, ele se qualificou com o melhor tempo (1m23s778) do grid.

Será seguido por George Russell e Lewis Hamilton, os dois carros da Mercedes. O top 5 será completado por Fernando Alonso (Aston Martin) e Charles Leclerc (Ferrari). Verstappen tem 13 vitórias e 15 pódios nas 16 corridas realizadas até agora, e ainda terá mais seis etapas para ampliar o monólogo que vem sendo esta temporada.

Acompanhe tudo sobre:Fórmula 1Pilotos de corrida

Mais de Esporte

Quanto vão ganhar os campeões e vices da Euro e Copa América?

Grêmio x Operário: onde assistir e horário pela Copa do Brasil

Guia das Olimpíadas de Paris 2024: tudo o que você precisa saber antes do início dos jogos

Argentina x Colômbia: onde assistir e horário pela final da Copa América 2024

Mais na Exame