Acompanhe:
Apresentado por SUVINIL

O caminho para um mundo com menos emissões vem sendo construído, passo a passo, por governos, iniciativa privada e a sociedade. Devido às alterações climáticas, não há alternativa: é preciso reduzir a pegada de carbono com urgência.

Para isso, muita pesquisa vem sendo feita, com o objetivo de encontrar novas soluções mais sustentáveis. Na Suvinil, a marca de tintas decorativas da Basf, a meta é ambiciosa. A empresa se comprometeu a reduzir suas emissões de CO² em 25% até 2030, tendo como base de comparação o ano de 2018, e, com isso, tornar-se a marca mais sustentável do setor.

À base de água

Em sua jornada de sustentabilidade, a Suvinil passou a migrar produtos que antes eram feitos à base de solvente para uma tecnologia à base de água, como na linha de vernizes e esmaltes para madeiras e metais lançada no ano passado.

Além do benefício de ser menos poluente, outro ganho importante é para a saúde de quem aplica o produto, que passa a ter menos contato com químicos em sua fórmula e diluentes, com um produto que não deixa cheiro. Há também a facilidade no processo de pintura, com secagem mais rápida entre demãos, maior durabilidade e reaproveitamento de ferramentas que podem ser limpas apenas com água.

Com uma transição na linha de produtos, a marca trabalha para que a tecnologia à base de água seja predominante em breve.

Embalagem sustentável

Junto com a nova linha de madeiras e metais, a Suvinil colocou no mercado sua primeira embalagem de papel em substituição às latas de aço para armazenar vernizes.

Para obter um recipiente seguro e prático, a marca promoveu um estudo em parceria com a Fundação Eco+, com resultados auditados pela ACV Brasil, uma consultoria focada em auxiliar as empresas a mensurar impactos ambientais e socioeconômicos ao longo da cadeia de valor.

O estudo concluiu que a embalagem de papel causa menor impacto ambiental quando comparada ao galão metálico de 3,6 litros, já que o papel produzido é proveniente de madeira certificada, usa menos água no processo e é 100% reciclável.

Com o volume de tinta envasado na embalagem de papel reciclado, é possível evitar a emissão de 49 mil kg de carbono na atmosfera. Esse valor equivale à plantação de quase 350 árvores.

Ainda segundo o estudo, com a nova embalagem para vernizes, é possível evitar o uso de 347,1 MJ de recursos fósseis. Isso equivale a 47 barris de petróleo ou o suficiente para manter 500 residências por um mês.

Pigmentação 100% natural

Em 2023, durante a Haus Decor, uma das principais feiras do setor de tintas e vernizes do país e que acontece concomitantemente à da ExpoRevestir, a Suvinil anunciou mais uma inovação dentro de sua jornada de sustentabilidade: a massa para efeitos decorativos Suvinil Toque da Terra.

Disponível em seis cores, com uma proposta de cal contemporâneo e visual manchado e uma estética rústica, a massa para efeitos é formulada com pigmentação 100% mineral à base de argila e óxidos naturais, com isso, o produto apresenta menor impacto ambiental quando comparado às massas com pigmentação sintética, devido à redução de água empregada na sua produção.

Inovações sustentáveis

Com 60 anos de vida, a Suvinil é uma marca já bastante reconhecida pelo consumidor, mas nem por isso parou no tempo. Ao contrário. A marca vem passando por uma notável transformação nos últimos anos.

Além do compromisso com um portfólio mais sustentável e com metas para a redução das emissões de CO2, atua em várias frentes no pilar de Sustentabilidade.

Em 2022, recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), um selo que comprova que 100% da energia elétrica consumida vem de uma fonte limpa e renovável, o que diminui as emissões de gases de efeito estufa; e desde 2005 possui a certificação ISSO 14001, que representa um Sistema de Gestão Ambiental que permite à organização controlar seus impactos ambientais e adotar práticas sustentáveis em suas atividades e produtos.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
96% dos estagiários consideram a experiência fundamental para o desenvolvimento profissional
seloApresentado por CIEE

96% dos estagiários consideram a experiência fundamental para o desenvolvimento profissional

Há 3 horas

Ricardo Bellino leva líderes empresariais ao mosteiro Zen para aprender nova abordagem de liderança
seloApresentado por SCHOOL OF LIFE

Ricardo Bellino leva líderes empresariais ao mosteiro Zen para aprender nova abordagem de liderança

Há 2 dias

Em expansão no Brasil, Globant é classificada como marca de TI com crescimento mais rápido do mundo
seloApresentado por GLOBANT

Em expansão no Brasil, Globant é classificada como marca de TI com crescimento mais rápido do mundo

Há 6 dias

Com normas, certificações e ensaios a NSF fortalece sua operação no Brasil
seloApresentado por NSF

Com normas, certificações e ensaios a NSF fortalece sua operação no Brasil

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais