Economia

Venda de aço plano por distribuidores cai 7,5% em fevereiro

Vendas de aços planos por distribuidores recuaram para 317,9 mil toneladas, segundo dados divulgados pela Inda


	Indústria siderúrgica: expectativa era de queda ante janeiro de cerca de 10% tanto nas compras quanto nas vendas de aço plano
 (Kiko Ferrite/EXAME)

Indústria siderúrgica: expectativa era de queda ante janeiro de cerca de 10% tanto nas compras quanto nas vendas de aço plano (Kiko Ferrite/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2013 às 12h27.

São Paulo - As vendas de aços planos por distribuidores no Brasil recuaram 7,5 por cento em fevereiro sobre o mesmo período de 2012, para 317,9 mil toneladas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela entidade que representa o setor, Inda.

Na comparação com janeiro, as vendas caíram 13,8 por cento e no acumulado do primeiro bimestre o setor apurou uma queda na comercialização de 1,9 por cento sobre o mesmo período do ano passado, para 686,7 mil toneladas.

Enquanto isso, as compras dos distribuidores junto a usinas e importadores recuaram 3,2 por cento sobre fevereiro de 2012, para 340,2 mil toneladas, fechando o bimestre em alta de 1,1 por cento, a 713 mil toneladas. Sobre janeiro, houve queda de 8,7 por cento.

A expectativa da entidade para fevereiro era de queda ante janeiro de cerca de 10 por cento tanto nas compras quanto nas vendas de aço plano.

Com isso, os estoques do setor cresceram 2,4 por cento em fevereiro sobre janeiro para 970,4 mil toneladas, o equivalente a 3,1 meses de comercialização. Sobre um ano antes, houve queda de 3,5 por cento no volume estocado.

Para março, a expectativa do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço é de aumento em torno de 10 por cento nas vendas e nas compras em relação a fevereiro.

Na terça-feira, o Instituto Aço Brasil (IABr) informou que as vendas das usinas siderúrgicas no mercado interno tiveram queda ligeira de 1,7 por cento sobre fevereiro de 2012, para 1,67 milhão de toneladas. Enquanto isso, a produção caiu 6,2 por cento, para 2,63 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:acoIndústriaSiderurgia

Mais de Economia

FGV terá indicadores para medir riscos de corrupção em empresas de saúde

“Governo está metendo a mão, querendo taxar tudo e com juros desse jeito”, critica Rubens Ometto

Fim de compensação de PIS/Cofins pode criar calote de R$ 29,2 bi, semelhante ao dos precatórios

Dirigente do banco central europeu fala que corte foi decisão essencial

Mais na Exame