Economia

Trump deve apresentar plano de US$1 tri para infraestrutura

O comentário da secretária do Transporte foi o mais detalhado da administração para explicar os planos para modernizar estradas, pontes e aeroportos do país

Trump: investidores estão ficando cada vez mais céticos em relação à possibilidade do plano de infraestrutura ser aprovado neste ano (Jim Lo Scalzo/Pool/Reuters)

Trump: investidores estão ficando cada vez mais céticos em relação à possibilidade do plano de infraestrutura ser aprovado neste ano (Jim Lo Scalzo/Pool/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 29 de março de 2017 às 20h06.

Washington - A secretária de Transporte dos Estados Unidos, Elaine Chao, disse que o governo do presidente Donald Trump deve apresentar um plano de infraestrutura de 1 trilhão de dólares ainda este ano, mas não ofereceu detalhes sobre o financiamento dos projetos.

Chao disse em um evento na sede do Departamento de Transporte que a iniciativa incluirá "um programa estratégico e direcionado para um investimento avaliado em 1 trilhão de dólares em 10 anos. A proposta abrangerá mais do que a infraestrutura de transporte, e incluirá energia, água e provavelmente banda larga e hospitais para veteranos."

O comentário de Chao foi até agora o mais detalhado da administração Trump para explicar os planos para modernizar estradas, pontes, aeroportos, redes elétricas e sistemas de água nos Estados Unidos.

Chao disse que a administração planeja oferecer incentivos para parcerias público-privadas em vez de simplesmente financiar as melhorias.

Investidores estão ficando cada vez mais céticos em relação à possibilidade do plano de infraestrutura ser aprovado neste ano.

O índice Dow Jones Transportation Average subiu após a eleição de Trump e alcançou um patamar recorde em 1º de março, mas agora acumula queda de 4,3 por cento no mês.

Alguns investidores também questionaram a rapidez com que as políticas de estímulo ao crescimento propostas por Trump podem ser implementadas.

No início deste mês, Trump propôs 16,2 bilhões de dólares para o orçamento do Departamento de Transportes para o ano fiscal de 2018, uma redução de 13 por cento.

Mais de Economia

BNDES e Vale anunciam fundo para minerais estratégicos

Como as concessões impactam a competitividade dos estados brasileiros

Acelen e Mubadala apostam na macaúba para desenvolver até 5 polos de combustíveis renováveis

Curva dos juros parece exagerada e Brasil não está pior que outros países no fiscal, diz Campos Neto