Baixar juros provocaria bolha de crescimento e inflação, diz Meirelles
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que baixar os juros agora provocaria uma bolha de crescimento e inflação, resultando na diminuição do nível de investimentos no país. Meirelles disse que o objetivo do Banco Central é atingir o centro da meta da inflação, de 5,5% para 2004. De acordo com ele, a taxa […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h21.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que baixar os juros agora provocaria uma bolha de crescimento e inflação, resultando na diminuição do nível de investimentos no país. Meirelles disse que o objetivo do Banco Central é atingir o centro da meta da inflação, de 5,5% para 2004. De acordo com ele, a taxa pode apresentar variação de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo, podendo chegar a 8% no ano.
O presidente do BC enfatizou que apesar das críticas à política econômica adotada pelo banco, que reforçam a idéia de que o desenvolvimento está amarrado, não houve diminuição da atividade econômica principalmente no primeiro semestre do 2003.
O país voltou a crescer no final de 2003 e iniciou 2004 crescendo. O Brasil teve muita dificuldade para obter recursos externos principalmente no ano passado, mas a situação está melhorando, afirmou.