Setor de hospedagens deve receber R$ 3,8 bilhões até 2008
Ao menos 132 empreendimentos devem ser construídos nos próximos dois anos no Brasil
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h36.
Os investimentos no setor de hospedagens até 2008 deverão ser de cerca de 3,8 bilhões de reais. Desse total, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Eraldo Alves da Cruz, 31% deverão ser destinados à construção de hotéis, 11% de flats e 58% de resorts.
Pelos cálculos do presidente da Abih, ao menos 132 empreendimentos deverão ser realizados nos próximos dois anos, gerando mais de 15 000 empregos diretos. "Nosso país é tão grande e diversificado que ainda não temos como computar os milhares de hotéis que investem em melhorias ano a ano. Existem dúvidas também em relação aos valores de investimentos, que podem ser superiores aos mencionados", afirma Cruz.
De acordo com o executivo, o turismo deve trazer ao Brasil cerca de 8 bilhões de dólares em 2008. Por ano, o setor de hospedagem gera aproximadamente 240 000 empregos formais e diretos e 300 000 indiretos, além de produzir um faturamento de cerca de 4,8 bilhões de reais, como mostra estudo da Abih. "Na pesquisa não estão contemplados os pequenos hotéis e pousadas. Então, é possível que o valor apresentado seja muito superior, já que o número de pousadas e pequenos hotéis que estão sendo construídos no país é muito grande", diz Cruz.