Economia

Serviço dará ao consumidor informações sobre alimentos

Na hora da compra, consumidores terão acesso a dados nutricionais sobre os produtos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O consumidor brasileiro contará a partir deste mês com um novo instrumento para verificar a qualidade e segurança dos alimentos na hora da compra: o Serviço Além do Rótulo.

Resultado de uma parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Pão de Açúcar e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o serviço estará disponível para consulta pública no Hipermercado Extra, localizado na Asa Norte, em Brasília, a partir de amanhã.
 

Segundo o coordenador do serviço, pesquisador Fénelon do Nascimento Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, o consumidor terá acesso a uma série de informações sobre a parte nutricional dos alimentos e de contexto da produção.

 

"Se ele tiver dúvida, pode acessar o serviço e ter informações sobre a composição do produto, sobre medidas de segurança para lidar com esse produto desde o supermercado até o preparo na residência. Ele tem informações do contexto de produção e pode perguntar ao fornecedor a origem desse produto, em que sistema foi cultivado. E as informações enriquecem o seu poder de decisão".

 

A nova ferramenta permitirá ao consumidor saber, por exemplo, se os produtores estão usando agrotóxico ou se o alimento é um produto orgânico. Na primeira etapa, estarão disponíveis informações de frutas e hortaliças. Depois, o conteúdo será ampliado para produtos de origem animal, grãos e cereais e, por fim, produtos industrializados.


"A primeira fase é mais rápida e de maior interesse, porque não existem rótulos para frutas e hortaliças. A informação é mais escassa", destacou o pesquisador.

 

Segundo Fénelon Neto, essa é a primeira iniciativa em termos de popularizar a informação fundamentada para consumidores leigos. "E ela usa uma ferramenta lúdica para o consumidor manipular, que é um software chamado A Árvore do Conhecimento. E eles vão poder se divertir e se informar".

 

A Embrapa Agroindústria de Alimentos está aberta a investimentos públicos e privados para dar seguimento ao projeto. "Isso pode abrir perspectivas de somar esforços em termos de recursos para desenvolver as outras etapas tão necessárias para a informação do consumidor".

 

Fénelon Neto revelou que de acordo com a Abras, o serviço tem possibilidade de ser instalado em mais de 80 mil lojas de supermercados filiados à entidade em todo o Brasil. O primeiro a se mostrar predisposto à instalação do terminal público em suas instalações foi o Grupo Pão de Açúcar. O consumidor também poderá acessar o serviço via internet, no http://www.alemdorotulo.com.br. Os pesquisadores pretendem atingir o público infantil e as pessoas com necessidades especiais.


Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Aneel aciona bandeira verde e conta de luz deixará de ter cobrança extra em agosto

Governo prevê espaço extra de R$ 54,9 bi para gastos em 2025

Mais na Exame