EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h22.
O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, deve ser eleito no primeiro turno, com 58% dos votos, segundo a pesquisa de boca-de-urna divulgada pelo Ibope. Os tucanos também farão o governador de Minas Gerais, onde Aécio Neves deve obter cerca de 75% dos votos do Estado.
No Rio de Janeiro, haverá segundo turno, e ainda não é possível determinar quem vai enfrentar Sérgio Cabral, do PMDB, que teve 41% dos votos, segundo o Ibope. Denise Frossard (PPS), com 23%, e Marcelo Crivela (PRB), com 21%, estão tecnicamente empatados e será necessário aguardar a conclusão da apuração para que se conheçam os adversários na eleição no Rio.
A eleição de hoje guardou algumas surpresas. Na Bahia, o petista e ex-ministro de Lula Jaques Wagner obteve 49% dos votos, de acordo com a boca-de-urna, um resultado inesperado diante do favoritismo do pefelista Paulo Souto, que deve ter 43% dos votos. Existe a possibilidade de que Wagner seja o vencedor no primeiro turno, segundo o Ibope. No Rio Grande do Sul, o governador Germano Rigotto (PMDB) vai disputar o segundo turno, mas ainda não é possível saber se será contra Olívio Dutra, do PT, ou Yeda Crusius, do PSDB. Ambos estão tecnicamente empatados, de acordo com a boca-de-urna.
No Paraná, o governador Roberto Requião (PMDB) ficou com 44% dos votos, segundo o Ibope, e vai disputar o segundo turno com Osmar Dias, do PDT, que deve ficar com 37% dos votos.