Economia

Revisão do PIB de 2003 eleva em R$ 2 bilhões necessidade de superávit

Secretário do Tesouro Nacional explica ao Congresso que agora serão necessários 78 bilhões de reais, e não 76 bilhões, para cumprir meta combinada com o FMI

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

A revisão do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2003 vai exigir uma economia adicional de 2 bilhões de reais por parte do governo. Segundo o secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy, como o PIB em 2003 na realidade cresceu 0,5%, ao invés de encolher 0,2%, para atingir um superávit equivalente a 4,5% do PIB em 2004, será preciso poupar algo em torno de 78 bilhões de reais.

A meta de superávit primário de 4,5% do PIB foi acordada com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Antes do ajuste de 0,7 ponto percentual do PIB de 2003 anunciado nesta terça-feira, o governo precisaria acumular 76 bilhões de reais para satisfazer o acordo com o FMI.

Levy esteve nesta quinta-feira em audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso. A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o governo preste contas de seus gastos a cada quatro meses. O plenário estava quase vazio.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada