Remodelado, lote 3 da Cedae ficou mais atrativo e pode captar R$ 4 bilhões
Na avaliação de especialistas que participaram do Fórum EXAME Infraestrutura, Cidades e Investimentos, bloco que não arrematado em abril deve ser disputado
Modo escuro
Companhia de Tratamento de Água e Esgoto (Cedae) do Rio de Janeiro. (foto/Divulgação)
Publicado em 9 de novembro de 2021 às, 14h43.
Em abril deste ano, o leilão de concessão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) conseguiu captar 23 bilhões de reais em outorga. Mas um dos quatro lotes, o número três, ficou sem interessados. Agora remodelado, foram acrescentados 14 municípios, totalizando 21 cidades, com valor mínimo de 1,1 bilhão de reais.
- A política vai seguir dando o tom na bolsa? Vai. E você pode aproveitar as oportunidades. Aprenda a investir com a EXAME Academy.
Na avaliação de especialistas em infraestrutura de saneamento básico, essa mudança deve atrair mais interessados e pode captar cerca de 4 bilhões de reais. O leilão está marcado para o dia 29 de dezembro, na sede da B3.
“É um leilão que esperávamos, mas o lote três não foi arrematado. Essa alteração é mais um vetor que mostra que o saneamento mudou de patamar para ajudar a resolver os problemas da população em geral. Este bloco deve ser super disputado”, disse Rogério de Paula Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais na Aegea.
Tavares participou do Fórum EXAME Infraestrutura, Cidades e Investimentos, realizado em parceria com a Hiria, nesta terça-feira, 9. O painel ‘A importância do saneamento para o setor de infraestrutura’ foi mediado pela jornalista de EXAME, Carla Aranha.
Ao lado de Rogério Tavares, estava Karla Bertocco Trindade, sócia e head de infraestrutura da Mauá Capital, que também entende que o novo leilão da Cedae promete despertar interesse em muitas empresas. “Saneamento é tudo sobre escala, e ficou muito mais atrativo. Deve ser um leilão muito disputado”, afirmou a especialista.
Adriano Stringhini, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp, destacou ainda que a companhia, apesar de pública, tem muita experiência em trabalhar com setor privado. “O saneamento está se colocando como uma grande alternativa para gerar investimento, emprego e renda. Estamos estudando parcerias com outras empresas para o setor”, disse.
Fórum EXAME
Nesta terça-feira, 9, o canal da EXAME no YouTube transmite 100% online painéis de debates do Fórum EXAME Infraestrutura, Cidades e Investimentos. O acesso é gratuito, e basta apenas preencher um cadastro para acompanhar todas as discussões.
Os maiores nomes da infraestrutura urbana brasileira debatem o desenvolvimento do setor nas áreas de saneamento, mobilidade, transporte e logística.
Entre os temas está a importância dos leilões para impulsionar o setor de infraestrutura; a relevância do saneamento básico; além do fornecimento de energia de uma forma segura, em um contexto de crise hídrica e risco de racionamento.
Ao final dos debates, há a revelação do Ranking das Melhores Cidades para Negócios, elaborado em parceria com a Urban Systems.