Economia

Plano Safra: Haddad diz que dolarização afeta preço da terra e defende investimentos na agricultura

"Vocês todos sabem que essa dolarização da economia, em função das commodities, está afetando inclusive o preço da terra no Brasil", disse Haddad

Haddad: vamos ter muita preocupação com a recuperação do solo, que o solo degradado seja colocado a serviço do agricultor (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Haddad: vamos ter muita preocupação com a recuperação do solo, que o solo degradado seja colocado a serviço do agricultor (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de junho de 2023 às 13h25.

Última atualização em 28 de junho de 2023 às 14h59.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que a cotação em dólar das commodities agrícolas exportadas pelo Brasil está impactando os preços de terras e sugeriu que esse movimento estaria dificultando a atividade da agricultura familiar.

O governo lançou nesta manhã o Plano Safra da Agricultura Familiar, com R$ 77,7 bilhões para o crédito rural para a safra do biênio de 2023/2024. O governo vai investir em ações de compras públicas, assistência técnica e extensão rural, Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais.

O que disse Haddad?

"Vocês todos sabem que essa dolarização da economia, em razão das commodities, está afetando inclusive o preço da terra no Brasil. Isso vai exigir uma enorme mobilização para readequar a terra à produção de alimento e recuperar o solo", disse Haddad.

Ela ainda diz que há uma relação direta entre crescimento econômico e a agricultura familiar

"Vamos ter muita preocupação com a recuperação do solo, que o solo degradado seja colocado a serviço do agricultor familiar e da produção de alimentos no nosso país. Isso é essencial para o plano econômico dar certo. A economia não vai bem, se o campo não for bem, se o alimento for caro, se a miséria for a prática estabelecida no campo."

Acompanhe tudo sobre:Fernando Haddadeconomia-brasileiraAgricultura

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor