Exame Logo

PIB cresce 5,4% em relação ao segundo trimestre de 2006

Expansão está dentro do previsto pelos economistas; indústria foi destaque, com alta de 6,8%

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.

O Produto Interno Bruto (PIB - a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 5,4% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado está dentro das expectativas do mercado, que projetava uma expansão entre 4,9% e 6,1%. No primeiro semestre, o crescimento foi de 4,9% sobre o mesmo intervalo de 2006. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria foi o maior destaque nas duas comparações.

Na composição do PIB do segundo trimestre, a indústria apresentou incremento de 6,8%, seguida pelo setor de serviços, com 4,8%, e pela agropecuária (0,2%). Desdobrando mais ainda, dentro do setor industrial, o segmento que mais cresceu foi o de transformação (7,2%), estimulado pelo desempenho das áreas de produtos químicos, metalurgia, máquinas e equipamentos, entre outros.

Veja também

Em valores, o PIB trimestral somou 630,2 bilhões de reais, sendo 542,7 bilhões referentes a valor adicionado e 87,5 bilhões, a impostos sobre produtos.

A demanda interna também destacou-se nos resultados. A Formação Bruta de Capital Fixo, um de seus itens e que assinala o montante de investimentos feitos no país, subiu 13,8%, puxada sobretudo pela produção e importação de bens de capital.

O consumo das famílias (outro item da demanda interna) cresceu 5,7% - trata-se do 15º aumento consecutivo. Para tanto, contribuíram a expansão de 5,2% da massa salarial real, e de 26,5% (nominal) do saldo de operações de crédito para pessoas físicas.

Primeiro semestre

Em valores correntes, o PIB fechou o primeiro semestre em 1,227 trilhão de reais. Entre janeiro e junho, a indústria acumulou alta de 4,9%, seguida pelos serviços (4,7%) e pela agropecuária (1,4%). Dentro da indústria, a de transformação foi o maior destaque, com alta de 5,1%. A construção civil cresceu 4,3% sobre o mesmo período do ano passado.

No setor de serviços, a maior expansão foi o do segmento de intermediações financeiras e seguros (9,4%), serviços de informação (6,4%), comércio (7,1%), e transporte, armazenagem e correio (4,6%).

No acumulado de 12 meses encerrados em junho, o país cresceu 4,8%, na comparação aos 12 meses encerrados em junho de 2006.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame