Os endinheirados famosos que fogem dos impostos

Conheça alguns casos de exilados fiscais, grupo que ganhou mais um membro neste mês

São Paulo – O grupo de endinheirados famosos que se mudam de país para não pagar impostos ganhou mais um membro neste mês, o ator Gerard Depardieu, que deixou a França para ter alguns trocados a mais no bolso.

Ele não está sozinho nessa lista. Outros milionários famosos já fizeram o mesmo: trocaram seus países por residências em locais com regras fiscais menos pesadas.

Conheça abaixo alguns dos casos:

Gerard Depardieu

As políticas econômicas de François Hollande na França têm, literalmente, afastado pessoas do país. Recentemente foi a vez do ator Gerard Depardieu “fugir” para a Bélgica, buscando sentir menos peso dos impostos em seu bolso.

O ator foi morar na vila de Nechin, perto da fronteira com a França, e em seu novo país de residência não precisará pagar impostos sobre os ganhos de capital com vendas de ações, por exemplo.

Rolling Stones

O que acontece quando um grupo musical muda de país para pagar menos impostos? Um monte de músicas inspiradas no momento. Foi assim que surgiu o Exile On Main Street, ou exílio na rua principal, na tradução para o português, do Rolling Stones.


A parte irônica desta história é que, para fugir dos impostos do Reino Unido, a banda foi para a França nos anos 1970, lugar de onde agora as pessoas fogem para não pagar impostos.

Eduardo Saverin

O brasileiro cofundador do Facebook possuía também a cidadania americana mas, no início deste ano, renunciou ao benefício para viver em Cingapura e se ver livre de um monte de impostos.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, que noticiou o fato, essa seria uma manobra de Saverin para pagar menos impostos do que pagaria se vivesse nos Estados Unidos. Tanto que a mudança aconteceu pouco antes da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da rede social.

O cálculo dos senadores democratas Chuck Schumer e Bob Casey, que fizeram um projeto de lei para recusar o exílio fiscal do empreendedor, mostra que a manobra poderia evitar uma taxação de 67 milhões de dólares durante a entrada do Facebook na bolsa americana.

Lewis Hamilton

Outro britânico que optou pelo exílio fiscal foi o piloto de Fómula 1 Lewis Hamilton. Os altos prêmios e salários comuns na categoria fez com que o piloto trocasse seu país pela Suíça, país famoso por regras fiscais bem flexíveis, como mostrou o jornal inglês Daily Mail.

Sean Connery

Nos anos 1970, o ator nascido na Escócia deixou o Reino Unido e foi morar na Espanha em busca de impostos mais brandos sobre sua fortuna. Mais recentemente, escolheu Bahamas para viver, um paraíso fiscal para dinheiro nenhum botar defeito.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.