Economia

Opep: demanda por petróleo terá alta moderada em 2011

Londres - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou esperar uma demanda global por petróleo moderada no próximo ano, em uma indicação de que o cartel provavelmente vai manter os cortes na produção pelo terceiro ano seguido. "O mercado de petróleo deverá permanecer bem abastecido, especialmente à luz do atual crescimento na capacidade […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Londres - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou esperar uma demanda global por petróleo moderada no próximo ano, em uma indicação de que o cartel provavelmente vai manter os cortes na produção pelo terceiro ano seguido. "O mercado de petróleo deverá permanecer bem abastecido, especialmente à luz do atual crescimento na capacidade de produção de petróleo", disse o grupo no relatório mensal sobre o mercado de petróleo.

A Opep prevê que a demanda mundial de petróleo em 2011 vai crescer 1 milhão de barris por dia, 100 mil barris por dia a mais do que em 2010. Segundo o cartel, o excesso de petróleo não usado nos EUA - que está nos maiores níveis dos últimos cinco anos, em 87 milhões de barris no fim de junho - será mais do que suficiente para abastecer os volumes adicionais necessários para atender a demanda em 2011.

A Opep manteve sua projeção para crescimento da demanda global de petróleo neste ano inalterada em 900 mil barris por dia e previu que a oferta dos países de fora da Opep vai crescer apenas 300 mil barris por dia em 2011, em comparação com o aumento de 700 mil barris por dia projetado para este ano. Os membros da Opep têm de obedecer a cotas de produção de petróleo, mas o cartel afirmou que eles têm produzido mais do que o permitido. Em média, esses países sujeitos a cotas bombearam em média 26,85 milhões de barris por dia em junho - cerca de 2 milhões de barris por dia acima da meta estabelecida.

Com parte da capacidade de produção fechada por causa das cotas, a capacidade ociosa está em um total de cerca de 5,5 milhões de barris por dia, suficiente para evitar qualquer distúrbio inesperado na oferta e para manter os preços do petróleo controlados. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias relacionadas ao petróleo

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEnergiaPetróleo

Mais de Economia

Exclusivo: governo debate tributar importado “poluente” e coalização de país para mercado de carbono

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente