Exame Logo

Para Obama, situação fiscal dos EUA requer nova atitude

Ao anunciar um plano de Orçamento de US$ 3,8 trilhões que traça um quadro ruim da situação fiscal dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama disse que os congressistas não podem recorrer "à mesma velha pose" quando se trata de atacar o déficit recorde. "O resumo é o seguinte: nós simplesmente não podemos continuar gastando […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Ao anunciar um plano de Orçamento de US$ 3,8 trilhões que traça um quadro ruim da situação fiscal dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama disse que os congressistas não podem recorrer "à mesma velha pose" quando se trata de atacar o déficit recorde. "O resumo é o seguinte: nós simplesmente não podemos continuar gastando como se os déficits não tivessem consequências", disse Obama. "Para enfrentar esse desafio eu receberia bem quaisquer ideias dos democratas e republicanos. O que eu não quero, o que eu rejeito, é a mesma velha pose quando as câmeras estão ligadas e as mesmas políticas orçamentárias irresponsáveis quando estão desligadas."

Obama colocou boa parte da culpa pela situação fiscal, no entanto, no governo de George W. Bush, por ter aprovado grandes cortes de impostos e um programa de prescrição de medicamentos sem compensações orçamentárias. "Se nós tivéssemos assumido o governo em tempos normais, nós teríamos começado a reduzir esses déficits imediatamente", disse Obama. "Não podemos apenas superar essa crise. Nós temos de resolver a irresponsabilidade que levou a ela."

Veja também

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame