Economia

Obama mostra satisfação com política cambial chinesa

Por Hélio Barboza Pequim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje, após encontro com seu colega chinês Hu Jintao, que os EUA estão satisfeitos com o compromisso da China de ao longo do tempo passar para uma taxa de câmbio mais orientada pelo mercado. Ambos os líderes reafirmaram a importância do relacionamento […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2009 às 07h20.

Por Hélio Barboza

Pequim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje, após encontro com seu colega chinês Hu Jintao, que os EUA estão satisfeitos com o compromisso da China de ao longo do tempo passar para uma taxa de câmbio mais orientada pelo mercado. Ambos os líderes reafirmaram a importância do relacionamento bilateral num amplo conjunto de áreas econômicas e políticas, que abrangem de Taiwan ao Irã, mas evitaram fazer mais comentários sobre a questão da taxa de câmbio além das declarações de Obama. "Fiquei satisfeito em observar o compromisso chinês, feito em comunicados anteriores, de se dirigir para uma taxa de câmbio mais orientada pelo mercado ao longo do tempo", afirmou Obama.

"Enfatizei em nossas discussões e com outros na região que fazer isso com base nos fundamentos econômicos daria uma contribuição essencial para a situação econômica global", declarou. Hu e Obama, que faz sua primeira visita à China, fizeram um pronunciamento no Grande Salão do Povo depois de uma reunião a portas fechadas. Não foram permitidas perguntas. As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor