Mercado reduz projeção de crescimento do PIB em 2006
É a quarta semana consecutiva de reajustes para baixo nas estimativas de elevação do produto interno. Dessa vez, a média dos analistas aponta para uma alta de 3% do PIB
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h37.
Em semana de divulgação do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, agendada para quarta-feira, o mercado baixou pela quarta vez suas próprias projeções quanto ao ano.
Os analistas, ouvidos toda semana pelo Banco Central, baixaram a estimativa do crescimento do PIB de 2005 de 3,09% para 3% ( clique aqui para ler a íntegra do Relatório de Mercado do BC, em formato .pdf).
O mercado também continua baixando suas apostas no crescimento da indústria. A estimativa caiu de 4,26% há quatro semanas para 3,56% no relatório apurado sexta-feira passada e divulgado nesta manhã (leia em reportagem de EXAME porque o Brasil não consegue acompanhar o crescimento mundial).
Pela quarta semana seguida, o mercado eleva sua estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2005. Dessa vez, a projeção foi reajustada de 5,53% para 5,59%. A meta do BC é um IPCA de 5,1% neste ano e 4,5% em 2006. Para o ano que vem, os analistas estimam uma inflação de 4,55%.