Exame Logo

Pioneiros da teoria dos jogos ganham Nobel de Economia

Robert Aumann e Thomas Schelling dividirão o prêmio por suas contribuições individuais sobre o entendimento de conflitos e cooperação nas relações econômicas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

O economista Thomas Schelling e o matemático Robert Aumann são os vencedores deste ano do Prêmio Nobel de Economia. Trabalhando individualmente, os contemplados aprofundaram a compreensão das situações de conflito e cooperação nas relações econômicas, por meio da teoria dos jogos.

Nascido em 1921, Schelling começou a usar a teoria nos anos 50, durante a Guerra Fria, para estudar como os atores internacionais tomavam decisões estratégicas na área da segurança mundial. Conceitos desenvolvidos por Schelling, como o de credibilidade da ameaça e o dos benefícios de se limitar as próprias opções de escolha, foram contribuições importantes para o pensamento econômico. Uma das descobertas de Schelling é que grupos de pessoas que ajem exclusivamente de modo racional tendem a oferecer mais resistência à cooperação do que pessoas agindo livremente. Para o economista, isso mostra a importância de se partilhar as mesmas convenções sociais, língua e cultura, por exemplo.

Veja também

Já Aumann empenhou-se em criar modelos matemáticos e lógicos para compreender situações de conflito e colaboração entre pessoas e grupos. Aumann propõem, por exemplo, que os grupos se tornarão mais dispostos a cooperarem entre si, quanto mais vezes forem forçados a enfrentarem uma mesma situação. Numa área de pesca, por exemplo, cada barco terá o ímpeto de, no curto prazo, obter o máximo de peixes possível, em detrimento de seus concorrentes. Mas, se a quantidade de peixes for limitada e a área for a única fonte de sobrevivência dos pescadores, a tendência de longo prazo será o surgimento de padrões de colaboração e racionalização da pesca.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame