Economia

MP dos transgênicos não pune agricultores

Brasília, 14 de maio (Portal EXAME) Os agricultores que usam sementes transgênicas ganharam um mês de alívio: a previsão de punição para essa prática foi retirada do texto da medida provisória (MP) 113, aprovada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados. A versão anterior da MP previa que os agricultores que plantassem sementes geneticamente modificadas (cujo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h10.

Brasília, 14 de maio (Portal EXAME) Os agricultores que usam sementes transgênicas ganharam um mês de alívio: a previsão de punição para essa prática foi retirada do texto da medida provisória (MP) 113, aprovada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados. A versão anterior da MP previa que os agricultores que plantassem sementes geneticamente modificadas (cujo comércio ainda é proibido no país) sofreriam sanções na renegociação de dívidas com o Banco do Brasil.

Fizemos um acordo no plenário e concluímos que não se pode usar um fato antigo, como a dívida, para punir por um fato novo, o uso do transgênico , disse o deputado Josias Gomes (PT-BA), relator da MP.

Essa decisão, porém, não é definitiva. O Executivo deverá enviar ao Congresso, em 30 dias, um projeto de lei para regulamentar definitivamente a transgenia, que hoje está num limbo legal: é proibida, porém admitida na prática. O projeto de lei também definirá o papel da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). Os poderes da comissão interministerial para decidir sobre o uso de organismos geneticamente modificados vêm sendo contestados dentro do próprio governo, desde a gestão de Fernando Henrique Cardoso. A promessa de que o projeto de lei será enviado em 30 dias foi feita pela Casa Civil e pelos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

A versão final da MP aprovada hoje abre a possibilidade de comercialização das safras transgênicas até 31 de março de 2004 (embora exija decreto presidencial para a definição desse prazo) e determina que produtos cujo peso seja 1% ou mais composto por transgênicos tenham rotulagem específica.

A aprovação da MP 113 liberou a pauta do Legislativo para votar a regulamentação do sistema financeiro. Esse é o assunto do artigo 192 da Constituição. A regulamentação do artigo será dada pela MP 53, cuja votação é aguardada em sessão extraordinária da Câmara, marcada para a manhã desta quinta-feira (15/5).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros