Economia

Montadoras reduzem produção e cancelam turnos devido a bloqueios de rodovias por caminhoneiros

Empresas do setor já têm prejuízos em razão do movimento, diz Anfavea

Os problemas começaram na segunda-feira, mas cresceram nesta terça-feira, com efeito direto na operação das empresas, com unidades tendo de reduzir ou suspender a produção (Germano Lüders/Exame)

Os problemas começaram na segunda-feira, mas cresceram nesta terça-feira, com efeito direto na operação das empresas, com unidades tendo de reduzir ou suspender a produção (Germano Lüders/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 1 de novembro de 2022 às 15h13.

Montadoras que atuam no país já registram perdas em decorrência dos bloqueios feitos por caminhoneiros e demonstram “grande preocupação” com esse movimento, afirma a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Os problemas começaram na segunda-feira, mas cresceram nesta terça-feira, com efeito direto na operação das empresas, com unidades tendo de reduzir ou suspender a produção.

Paralisação dos caminhoneiros: acompanhe ao vivo

A Stellantis, por exemplo, suspendeu a produção de suas equipes de manufatura na fábrica da montadora em Porto Real, no Sul Fluminense, da Peugeot, em razão de bloqueios na Rodovia Presidente Dutra.

A montadora cancelou o transporte para que duas equipes de funcionários chegassem à unidade e recomendou que os que atuam na área administrativa priorizem o regime de trabalho remoto.

Como nesta quarta-feira é Feriado de Finados, a produção somente será retomada na quinta-feira.

As fábricas, diz a Anfavea, estão sendo impactadas principalmente por problemas na logística de entrega de componentes utilizados na produção. O problema é maior para os itens como pneus e outros que são entregues em cima da hora, sem grandes estoques locais.

Com isso, continua a entidade, as montadoras reportam redução na produção, turnos cancelados e dificuldade de acesso de suas equipes às fábricas.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:IndústriaMontadorasProtestos

Mais de Economia

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias

Governo estuda 'janela de oportunidade' para nova emissão de títulos verdes, diz Dario Durigan

Trump diz que Fed deve reduzir os juros como Europa e China já fizeram

INSS vai corrigir descontos pela inflação antes de reembolso; órgão busca parceiras com Correios