Milionário dará U$ 900 mil por ideia para salvar economia
Australiano premiará dono da melhor proposta; candidato deve ter menos de 30 anos e sua ideia precisa ser repercutida pela mídia
Da Redação
Publicado em 11 de agosto de 2010 às 16h54.
São Paulo - O milionário australiano Dick Smith, dono de uma cadeia de lojas de eletroeletrônicos, anunciou nesta quarta-feira (11/08) que dará um prêmio no valor de um milhão de dólares australianos (cerca de 900 mil dólares americanos) a quem propuser a melhor solução para salvar a economia mundial.
De acordo com o jornal australiano Sidney Morning Herald, Smith criou o prêmio para estimular pessoas a pensar em formas de acabar com o que ele chama de "vício consumista das sociedades capitalistas". No pirotécnico evento que lançou o desafio, ele posou para os fotógrafos ao lado de belas loiras e uma maleta cheia de notas de 100 dólares australianos.
O milionário acredita que o planeta, com seus recursos finitos, não consegue lidar com o crescimento exponencial da população. E a menos que algo seja feito, a civilização irá entrar em colapso. "Não podemos caminhar como sonâmbulos em direção a esta catástrofe", afirmou Smith ao jornal australiano.
Smith chamou o prêmio de "Wilberforce Award", em homenagem ao político britânico William Wilberforce, que fez campanha pelo fim da escravidão no país no fim do século XIX. Mesmo sabendo do provável colapso econômico em que a Inglaterra entraria com a abolição, o político manteve sua posição.
Candidatos
Para concorrer ao prêmio, os candidatos devem ter menos de 30 anos e não há restrição quanto à profissão. Eles devem apresentar idéias que, dado o atual ritmo de crescimento populacional, apontem o caminho para um consumo sustentável de energia e outros recursos, sem restringir o desenvolvimento econômico.
Não há uma inscrição formal. Smith pretende monitorar os meios de comunicação pelos próximos 12 meses e premiar quem tiver feito "a contribuição mais significativa para estas discussões", com ampla repercussão pela imprensa.