Mercosul terá mais relevância no mundo, diz ministro

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, o Brasil possui hoje relações comerciais com 18 países do mundo

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, disse hoje (4) que o Mercosul “caminha para se tornar um dos blocos mais importantes do mundo”. Segundo ele, é crescente a relação do Mercosul com os países da América do Sul e do resto do mundo.

“Ao longo desses anos, aprofundamos também a relação do bloco com os demais países da América do Sul e do mundo. Avançamos muito do ponto de vista da integração política. Esse mecanismo importante vai aumentar ainda mais o papel na integração do continente e na constituição de aliança estratégica entre os países. Estamos no caminho de nos tornarmos um dos blocos mais importantes do mundo”, comentou.

Pimentel participa de debate na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no Senado Federal. O titular do MDIC destacou ainda que a quantidade de acordos comerciais do Brasil está na média de outras economias mundiais.

Segundo ele, o Brasil possui hoje relações comerciais com 18 países do mundo. Os Estados Unidos possuem 20, Rússia 19, Índia 13, Canadá 11 e China 10. “Estamos na média do mundo, não estamos destoando em nada das práticas comerciais e econômicas do resto do mundo”, disse

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.