Economia

Mercado reduz previsão de crescimento em 2003;mais uma vez

O mercado voltou a reduzir a expectativa de crescimento econômico do país em 2003. É a segunda redução seguida depois da divulgação do fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. De acordo com o relatório semanal Focus, do Banco Central (BC), a nova estimativa para o ano é de 0,25%, contra a taxa de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h56.

O mercado voltou a reduzir a expectativa de crescimento econômico do país em 2003. É a segunda redução seguida depois da divulgação do fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. De acordo com o relatório semanal Focus, do Banco Central (BC), a nova estimativa para o ano é de 0,25%, contra a taxa de 0,3% da semana passada. Para 2004, o crescimento esperado pelas cerca de 100 instituições financeiras que participam do levantamento continua em 3,5%.

Na semana passada, o Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), órgão do Ministério do Planejamento, também reduziu sua expectativa e apontou um crescimento de 0,2% em 2003. Há três meses, o Ipea esperava expansão de 0,5%.

Em relação à inflação oficial, o Focus manteve praticamente estável a projeção média para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano. O resultado desta semana foi de 9,18%, contra os 9,19% apontados na pesquisa anterior. Para 2004, o IPCA esperado continua em 6%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada