Exame Logo

Mercado fica de olho nas pesquisas e nos EUA

Os mercados brasileiros retomam as atividades da semana tendo de lidar com dois fatos ocorridos durante o feriado paulista desta terça-feira: saiu pesquisa do Ibope apontando crescimento de Ciro Gomes (PPS) e a queda das bolsas americanas, mesmo depois do pacote antifraude lançado pelo presidente dos Estados Unidos. A pesquisa de intenção de voto para […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Os mercados brasileiros retomam as atividades da semana tendo de lidar com dois fatos ocorridos durante o feriado paulista desta terça-feira: saiu pesquisa do Ibope apontando crescimento de Ciro Gomes (PPS) e a queda das bolsas americanas, mesmo depois do pacote antifraude lançado pelo presidente dos Estados Unidos.

A pesquisa de intenção de voto para a presidência feita pelo Ibope mostra queda de quatro pontos percentuais do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (para 34%), e crescimento de sete pontos de Ciro Gomes (que tinha 11%), que agora aparece em situação de empate técnico (em 18%) com o candidato do PSDB, José Serra (que tinha 19% e está com 17%), em segundo lugar. Os dados são comparativos ao mês de junho.

Veja também

O discurso do presidente americano, George W. Bush, sobre fiscalização contábil não foi suficiente para recuperar a confiança dos investidores dos EUA. Na Bolsa de Valores de Nova York, o índice Dow Jones teve queda de 1,98% e a Nasdaq fechou em baixa de 1,74%.

Ontem também foi divulgada no Brasil a primeira prévia do mês do Índice Geral de Preços ao Mercado, o IGP-M. Ficou em 0,82%, contra a expectativa do mercado de 0,80%.

A primeira prévia de junho havia apontado alta de 0,68% no IGP-M. O avanço de junho para julho deveu-se principalmente ao aumento dos preços ao consumidor, que passaram de 0,16% para 0,51%.

Para hoje, o mercado aguarda a divulgação do IGP-DI de junho (com expectativa em torno de alta de 0,7%) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também de junho (expectativa de 0,5%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame