Economia

Mercado fica de olho nas pesquisas e nos EUA

Os mercados brasileiros retomam as atividades da semana tendo de lidar com dois fatos ocorridos durante o feriado paulista desta terça-feira: saiu pesquisa do Ibope apontando crescimento de Ciro Gomes (PPS) e a queda das bolsas americanas, mesmo depois do pacote antifraude lançado pelo presidente dos Estados Unidos. A pesquisa de intenção de voto para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Os mercados brasileiros retomam as atividades da semana tendo de lidar com dois fatos ocorridos durante o feriado paulista desta terça-feira: saiu pesquisa do Ibope apontando crescimento de Ciro Gomes (PPS) e a queda das bolsas americanas, mesmo depois do pacote antifraude lançado pelo presidente dos Estados Unidos.

A pesquisa de intenção de voto para a presidência feita pelo Ibope mostra queda de quatro pontos percentuais do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (para 34%), e crescimento de sete pontos de Ciro Gomes (que tinha 11%), que agora aparece em situação de empate técnico (em 18%) com o candidato do PSDB, José Serra (que tinha 19% e está com 17%), em segundo lugar. Os dados são comparativos ao mês de junho.

O discurso do presidente americano, George W. Bush, sobre fiscalização contábil não foi suficiente para recuperar a confiança dos investidores dos EUA. Na Bolsa de Valores de Nova York, o índice Dow Jones teve queda de 1,98% e a Nasdaq fechou em baixa de 1,74%.

Ontem também foi divulgada no Brasil a primeira prévia do mês do Índice Geral de Preços ao Mercado, o IGP-M. Ficou em 0,82%, contra a expectativa do mercado de 0,80%.

A primeira prévia de junho havia apontado alta de 0,68% no IGP-M. O avanço de junho para julho deveu-se principalmente ao aumento dos preços ao consumidor, que passaram de 0,16% para 0,51%.

Para hoje, o mercado aguarda a divulgação do IGP-DI de junho (com expectativa em torno de alta de 0,7%) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também de junho (expectativa de 0,5%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada