Mercado brasileiro de cartões deve crescer até 20% neste ano, prevê Abecs

A previsão surge na esteira da entrada em vigor do PIX, sistema de pagamentos instantâneos lançado em novembro pelo Banco Central

O volume de compras pagas com cartões de crédito, débito e pré-pagos no Brasil deve superar 2,3 trilhões de reais em 2021, previu nesta segunda-feira a entidade que representa o setor, Abecs, uma alta de 18% a 20% sobre o volume do ano passado.

Por segmentos, a expectativa da Abecs é de que o movimento com cartões de crédito suba de 19% a 21%, enquanto para os cartões de débito o crescimento projetado é de 13% e 15%. A entidade espera ainda uma expansão de 90% a 110% do pré-pago.

A previsão surge na esteira da entrada em vigor do PIX, sistema de pagamentos instantâneos lançado em novembro pelo Banco Central e que é visto por profissionais do setor bancário como possível rival do mercado de cartões, uma vez que é gratuito, automático e funciona 24 por dia, 365 dias por ano.

Para 2020, apesar dos impactos econômicos da pandemia, a Abecs calcula que o crescimento do setor tenha sido de ao redor de 8% sobre 2019, para um total de 2 trilhões de reais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.