Acompanhe:

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deve divulgar nesta segunda-feira, 18, medidas propostas pelas companhias aéreas para reduzir o preço das passagens. Em setembro, o preço das passagens aéreas subiram 13,47%, de acordo com a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em outubro, o preço aumentou 23,70%, causando o maior impacto na inflação oficial do país no mês passado.

Silvio Costa Filho, titular do MPor vai receber, na sede do ministério, a partir das 11h, o representante de cada empresa individualmente e, depois, divulgará as medidas. O ministério e as empresas dão sinais de que o plano deve passar por maior volume de promoções e por uma queda no valor do querosene de aviação (QAV). Isso deve funcionar como moeda de troca para viabilizar implementação de medidas pelas empresas. Há ainda expectativa de que o plano possa incluir medidas para encarar altos preços de passagens compradas em cima da hora.

Outra possibilidade é de que governo sinalize sobre propostas para reduzir o volume de judicialização que atinge as empresas, além da estruturação do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) que tramita na Câmara dos Deputados e prevê R$ 8 bilhões de capital para investimentos para as companhias aéreas, envolvendo financiamento do BNDES.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Governo lança programa que financia promoções para novos voos internacionais ao Brasil
Brasil

Governo lança programa que financia promoções para novos voos internacionais ao Brasil

Há 4 semanas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais