Exame Logo

Link prevê Ibovespa em 85.000 pontos em 2010

Expectativas positivas quando ao cenário macroeconômico sugerem que ainda há espaço para crescimento

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.

"Ainda há espaço para 'comprar o Brasil'", é o que dizem os analistas da corretora Link Investimentos, sobre as perspectivas de crescimento do mercado de ações para 2010. Mesmo quando boa parte do mercado acredita que a precificação do sucesso do Brasil durante a crise já tenha ocorrido – a julgar pela valorização de 78,5% do Ibovespa até o momento, em 2009 -, os analistas afirmam que deve haver continuidade na apreciação, ainda que menor. Segundo estimativas, o índice das ações de maior liquidez da bolsa brasileira deve chegar a 85 mil pontos.

Os argumentos que conduzem a esta conclusão são baseados em fatos macroeconômicos que, de acordo com a corretora, mostram que o país "não está apenas 'na moda' pelo fato de ter atravessado este primeiro ano após o início da crise de forma positiva, mas também porque tem condições de acelerar significativamente o seu ritmo de crescimento nos próximos anos". Para os analistas, de modo geral, o ambiente de recuperação do da economia global será favorecido pela flexibilização de políticas monetárias e fiscais, e pelo esgotamento do ciclo de ajustes e estoques.

Veja também

Um dos principais propulsores do desenvolvimento econômico e consequente crescimento do mercado nos países emergentes, dentre os quais, o Brasil, deve ser a força da demanda interna e a retomada, mesmo que lenta, da corrente de comércio mundial. Esse ambiente de aquecimento do mercado interno somado a uma esperada elevação do volume de crédito e da renda dos trabalhadores deve propiciar a utilização da capacidade instalada das economias em desenvolvimento.

No país, o cenário benigno de robusto crescimento incorpora os impactos dos processos de flexibilização monetária, dos estímulos fiscais, das melhoras nas condições dos mercados de trabalho e de crédito, além do recuo nas taxas de inflação sobre a renda real dos trabalhadores.

Para o momento favorável, a estimativa da Link é que haja um crescimento de 15% no lucro das empresas brasileiras. Em 2011, esse aumento deve chegar a quase 22%. Tais perspectivas, "em conjunto com um cenário de redução de alavancagem, custo de captação e risco Brasil, favorecem a perspectiva de que existem potenciais riscos de valorização acima de nossas projeções", diz o relatório da corretora. (Continua...)


Um bom ano
Em 2010, um dos setores em que os analistas apostam como potencial de crescimento e valorização é o de alimentos. "Com a expectativa de uma recuperação econômica na maioria dos países, o comércio internacional de carnes deverá voltar a crescer", diz o relatório da Link. As variáveis econômicas no mercado interno devem contribuir para esse movimento, tendo em vista a tendência de aumento do poder de compra das famílias.

As perspectivas positivas para a produção de grãos e os elevados estoques atuais devem manter os preços estáveis, permitindo às empresas a melhora da formação de seus custos e o aumento de suas margens. "E pelo fato de as empresas terem realizado aquisições, possuindo uma posição financeira sólida e vantagens competitivas, elas deverão se beneficiar desse cenário". Por isso, os analistas recomendam a compra de ações como as da Brasil Foods ( PRGA3 ), JBS ( JBSS3 ), Marfrig ( MRFG3 ) e Minerva ( BEEF3 ).

Siderurgia e mineração são outros setores apontados como promissores pela Link em 2010. A retomada do crescimento das economias mundiais deve estimular o retorno da atividade siderúrgica nos países desenvolvidos. A consequência imediata é que a demanda por minério de ferro aumente, favorecendo as empresas brasileiras.

"Para o Brasil, a perspectiva é que a produção de aço volte à plena capacidade, com uma indústria automobilística ainda forte e o começo dos investimentos em obras de infraestrutura para a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016, as demais obras do PAC, e para os investimentos na exploração do pré-sal. Esse aquecimento da demanda deve durar um bom tempo e, dessa forma, em 2010 veremos anúncios de novas capacidades de produção de aço", diz o relatório da Link. Os analistas enxergam grande potencial de valorização nas ações da Vale ( VALE5 e VALE3 ), CSN ( CSNA3 ), e também acreditam em bom desempenho dos papéis de Usiminas ( USIM5 ) e Gerdau ( GGBR4 ).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame