Economia

Leia bate-papo com assessor econômico de José Serra

Leia a íntegra do bate-papo com o economista Gesner Oliveira, assessor econômico do candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra. Gesner esteve na redação de EXAME nesta quinta-feira e respondeu às dúvidas dos internautas. Mais de 350 pessoas passaram pela sala de bate-papo e fizeram cerca de 130 perguntas. (19:01:18) Selecionador EXAME: Boa […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

Leia a íntegra do bate-papo com o economista Gesner Oliveira, assessor econômico do candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra. Gesner esteve na redação de EXAME nesta quinta-feira e respondeu às dúvidas dos internautas. Mais de 350 pessoas passaram pela sala de bate-papo e fizeram cerca de 130 perguntas.

(19:01:18) Selecionador EXAME: Boa noite. A revista EXAME recebe nesta quinta-feira o assessor econômico de José Serra, Gesner Oliveira.

(19:02:25) Selecionador EXAME: Neste mês, EXAME preparou uma rodada de bate-papos com os principais assessores econômicos dos presidenciáveis. Na semana passada, conversamos com Tito Ryff, homem de confiança de Anthony Garotinho, do PSB. Hoje é a vez do assessor do candidato tucado.

(19:03:22) Selecionador EXAME: Ainda em setembro, EXAME irá entrevistar e colocar à disposição dos internautas, outros dois economistas: Mauro Benevides Filho, assessor de Ciro Gomes, e Guido Mantega, mentor econômico de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

(19:04:02) Selecionador EXAME: Boa noite, Gesner, é um prazer recebê-lo aqui na redação da revista EXAME.

(19:05:59) Gesner Oliveira: Boa noite, é um prazer conversar com vocês, internautas, e com a equipe da revista EXAME

(19:12:29) Selecionador EXAME: Para começar nosso bate-papo com o Gesner Oliveira, vamos abordar tema chave de campanha do candidato José Serra: o desemprego. Gesner, o que fazer para criar 8 milhões de emprego no país?

(19:14:57) Gesner Oliveira: Para criar 8 milhões de empregos, o programa do candidato José Serra tem um plano muito bem definido e detalhado que atua em três frentes:

Em primeiro lugar, estimula a demanda por mão-de-obra de duas maneiras. De um lado, assegura um ritmo de crescimento da economia de 4,5% ao ano, que aumenta a procura por trabalhadores. Segundo o modelo geral de emprego do BNDES, tal crescimento gera 8 milhões de empregos quando são estimulados setores que absorvem muita mão-de-obra. Daí porque o programa enfatiza o crescimento de segmentos intensivos em trabalho como a agropecuária, a construção, o turismo, a saúde e a educação.

Em segundo lugar, o governo José Serra vai preparar o trabalhador para que ele possa se beneficiar das oportunidades geradas no mercado de trabalho. Isso será feito mediante intenso programa de treinamento e qualificação através do PLANFOR, que será aperfeiçoado e terá suas linhas concentradas em segmentos que enfrentam dificuldades para encontrar emprego. Os jovens, as trabalhadoras e trabalhadores de meia-idade e os mais idosos.

Em terceiro lugar, haverá um esforço sistemático baseado na rica experiência internacional de intermediação de forma a promover um encontro entre o trabalhador desempregado e o empregador ou empregadora. Daí a importância dos postos de atendimento ao trabalhador propostos no programa de José Serra.

(19:21:55) caca pergunta para Gesner Oliveira: O Serra fará a reforma fiscal? E como será a política com relação à ALCA?

(19:23:56) Gesner Oliveira: A reforma fiscal constitui ponto importante na agenda do governo José Serra. Do ponto de vista dos gastos, haverá um grande esforço de racionalização e poupança de recursos públicos, de forma a usar da melhor maneira possível o real pago pelo contribuinte. Do ponto de vista dos tributos, é urgente racionalizar a estrutura de impostos de forma a eliminar a atual discriminação contra os produtos brasileiros. Esse será o foco da reforma tributária, isto é, o aumento da competitividade para promover as exportações e substituir as importações.

No tocante à ALCA, o Brasil não pode deixar de participar ativamente nas negociações. Porém, a ALCA só vale a pena se os interesses nacionais forem contemplados e, em especial, se obtivermos acesso aos mercados especialmente dos Estados Unidos.

(19:27:09) Leonardo / ES fala para Gesner Oliveira: Quais são as medidas que Serra pretende tomar em relação à dívida externa, risco Brasil e alta do Dólar?

(19:29:49) Gesner Oliveira: Em relação à dívida externa, a situação está devidamente equacionada e o Brasil cumprirá suas obrigações conforme acordos já estabelecidos ao logo dos anos 90. É claro que será muito importante reduzir a vulnerabilidade externa, isto é, permitir que o país dependa menos do financiamento externo. O governo José Serra planeja reduzir o déficit em conta corrente como proporção do PIB dos 4% do ano passado para cerca de 2% em meados da década. Isso permitirá reduzir o risco-país propiciando condições para um declínio gradual da taxa de juros, o que estimulará o investimento, a produção, gerando empregos. Nessas condições é razoável prever um comportamento mais estável para o preço do dólar.

(19:32:40) Maleducado fala para Gesner Oliveira: Gostaria de saber se, por acaso, existe alguma possibilidade real de o Brasil quebrar devido a especulações causadas por um candidato a presidente da esquerda que possa virar o presidente de fato?

(19:35:15) Gesner Oliveira: A situação econômica do Brasil é muito melhor do que no passado graças ao esforço que se fez com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o regime de metas inflacionárias e a boa administração do regime de câmbio flutuante. O candidato José Serra é muito claro a respeito de seu compromisso com este tripé da política econômica. Toda vez que os demais candidatos são ambíguos em relação a esses temas, eles geram dúvidas e tornam a conjuntura mais desfavorável para o país.

(19:35:46) Dulcivania? fala para Gesner Oliveira: Boa noite, Gesner. Estou em Belém, Pará. Como o governo Serra pretende tratar os projetos de pavimentação da BR-163, que liga Santarém, no oeste paraense, a Cuiabá (MT)? Agora já se tem uma demanda que justifique esse investimento, devido a grande produção de grãos do Centro-Oeste.

(19:37:48) Gesner Oliveira: A conclusão da rodovia Cuiabá-Santarém constitui compromisso explícito do candidato José Serra conforme consta do Programa de Governo de José Serra para Agropecuária, no item Melhoria da infra-estrutura. O internauta tem plena razão de que a melhoria da infra-estrutura é essencial para o Brasil ganhar competitividade e aumentar suas exportações.

(19:38:18) jose mane fala para Gesner Oliveira: O senhor acha que o presidenciável José Serra será um bom diplomata para o Brasil?

(19:40:16) Gesner Oliveira: O governo Fernando Henrique avançou muito em termos de diplomacia presidencial. O governo José Serra consolidará os avanços e promoverá um novo salto intensificando a difusão da marca Brasil, multiplicando as ações de promoção comercial, o que permitirá a conquista de novos mercados para os produtos brasileiros e gerará empregos no Brasil. Conforme disse o candidato em seu discurso na convenção que consagrou seu nome como candidato do PSDB à Presidência, José Serra, como presidente, será um caixeiro viajante em defesa da produção e dos interesses brasileiros.

(19:41:05) Cecil pergunta para Gesner Oliveira: Quais os planos do governo Serra para a questão das fontes alternativas de combustível? Moro no sertão de Pernambuco e tenho que utilizar lenha em minha indústria porque o óleo BPF se tornou caro demais!

(19:42:58) Gesner Oliveira: A questão da energia é fundamental. O governo José Serra irá atacar o problema estimulando os investimentos na geração e transmissão de energia elétrica, ao mesmo tempo em que irá promover a diversificação da matriz energética para oque o gás natural é fundamental ao servir de insumo para as termelétricas. Além disso, serão estimuladas as fontes alternativas de energia, bem como a biomassa.

(19:43:58) Selecionador EXAME: Como o candidato José Serra pretende lidar com a rolagem da dívida pública sem deixar que ela cresça ainda mais?

(19:46:41) Gesner Oliveira: Em primeiro lugar, o candidato coloca a questão em seus devidos termos ao denunciar o alarmismo que alguns candidatos fizeram em relação ao tamanho da dívida pública. Não é verdade que esta última tenha decuplicado como chegou a afirmar um dos candidatos. O atual nível da dívida pública, em torno de 62%, deve ser reduzido gradualmente mediante a continuidade de uma administração responsável da dívida, garantindo uma política de superávits primários aliada à redução gradual da taxa de juros.

A combinação de tais ações com a aceleração do crescimento permitirão uma situação confortável e absolutamente administrável da dívida pública sem necessidade de recorrer a calotes ou coisas do gênero que constituiriam um desastre para as finanças públicas e para o país.

(19:48:13) ttt fala para Gesner Oliveira: Como vocês pretendem atuar no setor agrícola para que o Brasil se torne mais competitivo no cenário mundial mesmo com todo o subsídio que os países mais ricos dão a esses agricultores?

(19:56:38) Gesner Oliveira: O programa do governo José Serra estimulará o setor agrícola em seis áreas principais. Em primeiro lugar, vai combater o protecionismo dos países ricos com a mesma garra e sucesso com que se travou a luta das patentes. Em segundo lugar, vai assegurar boas condições de financiamento e criar mecanismos adequados para o funcionamento do seguro agrícola. Em terceiro lugar, oferecerá apoio à agricultura familiar mediante o fortalecimento de programas como o Pronaf. Em quarto lugar, dará apoio ao cooperativismo que vem se organizando em novos moldes no país. Em quinto lugar, promoverá a melhoria da infra-estrutura promovendo obras tão importantes como a rodovia Cuiabá-Santarém, a extensão da ferronorte até Porto Velho, a conclusão da ferrovia transnordestina, entre outas ...

(19:57:00) Lauro fala para Gesner Oliveira: O Serra fala tanto em abaixar a taxa de juros, como seu programa pretende agir nesta situação?

(19:59:01) Gesner Oliveira: Sobre os juros, a estratégia do governo José Serra é muito clara. É necessário reduzir o prêmio de risco do país. para isso será preciso diminuir a dependência de recursos externos para o financiamento do déficit do balanço de pagamentos.

Isso será feito mediante a promoção das exportações e substituições de importações de bens e serviços.

(20:00:04) Selecionador EXAME1: A revista EXAME agradece a participação do economista Gesner Oliveira, assessor econômico do candidato José Serra. Gesner foi um prazer recebê-lo aqui.

(20:01:31) Gesner Oliveira: Eu queria agradecer a revista EXAME e o UOL pela oportunidade de debater o programa de governo de José Serra com os prezados internautas e convidar a todos para ver visitar o site http://www.joseserra.org.br onde estes e vários outros temas estão detalhados em relação aos quais as sugestões e críticas são muito bem-vindas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara aprova texto-base do projeto que reonera a folha de pagamentos a partir de 2025

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ