Economia

Juros do cheque especial são os menores desde 2000

Os juros médios cobrados pelos bancos no cheque especial das pessoas físicas foram de 142,9% ao ano em fevereiro. Apesar de altíssima mesmo para essa linha de empréstimo pré-aprovado e liberado na conta , a taxa mostra uma queda de 0,6 ponto percentual em relação a janeiro, e acumula redução de 30,2 pontos percentuais nos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h57.

Os juros médios cobrados pelos bancos no cheque especial das pessoas físicas foram de 142,9% ao ano em fevereiro. Apesar de altíssima mesmo para essa linha de empréstimo pré-aprovado e liberado na conta , a taxa mostra uma queda de 0,6 ponto percentual em relação a janeiro, e acumula redução de 30,2 pontos percentuais nos últimos doze meses. Segundo o Banco Central (BC), é o nível mais baixo desde maio de 2000.

Segundo o Departamento Econômico do BC, houve queda acentuada também nas operações de crédito pessoal, com taxa média de 76,6% ao ano no mês passado, ante taxa de 79,1% ao ano em janeiro, somando redução de 22,3 pontos percentuais no acumulado de doze meses. Com isso, a taxa retorna aos mesmos níveis dos juros cobrados em junho de 2001.

Os bancos também reduziram, de 66,3% ao ano para 65,4% ao ano a taxa média para aquisição de bens em geral, sendo que a redução mais significativa aconteceu no financiamento de veículos, que era de 36,1% ao ano e caiu para 35,7% ao ano, com redução de 17,5 pontos percentuais em um ano.

Nas operações de crédito com empresas a variação foi diferente. Em razão do aumento dos custos de captação, em decorrência da interrupção da redução da taxa Selic, nos dois primeiros meses do ano, conforme o economista do BC. Somado ao crescimento da inadimplência de 0,5 ponto percentual das pessoas jurídicas, contra apenas 0,2 ponto percentual da pessoa física, as taxas nos financiamentos empresariais se mantiveram estáveis ou levemente acima daquelas cobradas no mês anterior.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada