Inflação já reduz lucratividade das empresas, diz pesquisa EXAME
Levantamento exclusivo mostra que 68% das 292 empresas ouvidas perderam rentabilidade nos últimos meses
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h37.
As empresas brasileiras não escaparam ilesas do aumento mundial nos preços de produtos agrícolas e de energia. Para medir o impacto da aceleração da inflação no setor produtivo, EXAME fez uma pesquisa com 292 companhias instaladas no país. O levantamento mostra que 82% das empresas tiveram um aumento geral de custos - uma espécie de inflação interna - superior a 6% nos últimos 12 meses.
No entanto, 57% das empresas dizem que só conseguiram repassar reajustes de zero a 5% para seus clientes e 68% afirmam ter perdido rentabilidade nos últimos meses. A situação pode se agravar em breve caso as empresas sejam obrigadas a conceder aumentos salariais superiores ao esperado. Segundo a pesquisa, 62% dos empresários dizem estar sofrendo pressão de sindicatos ou funcionários por reajustes generosos.
A edição da revista EXAME que chega nesta quinta-feira (24/07) às bancas mostra todos os dados da pesquisa e as estratégias das empresas para driblar a inflação - como renegociação de contratos, trocas de fornecedores e ganhos de produtividade.