Exame Logo

Inadimplência de empresas aumenta 12,3% no semestre

Em junho, o indicador da Serasa registrou queda de 10,4%

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h08.

A inadimplência das empresas teve aumento de 12,3% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado. A alta ocorreu apesar da queda de 10,4% verificada em junho na comparação com o mês de maio, segundo dados divulgados pela Serasa.

No mês de maio, o indicador tinha registrado aumento de 16,6%, comparado ao verificado em abril. Em junho de 2005, havia apresentado elevação de 1,9%, ante igual período do ano anterior.

Veja também

De acordo com a Serasa, o aumento no semestre deve-se à maior oferta de crédito, à alta do custo financeiro e à valorização do real no período. A elevação da inadimplência do consumidor também refletiu no desempenho das empresas. Já a redução da inadimplência em junho deve-se à menor quantidade de dias úteis no mês passado em relação ao registrado em maio deste ano.

No primeiro semestre, o valor médio dos títulos protestados de pessoas jurídicas ultrapassou 1 385 reais, queda de 2,5% em relação a igual período de 2005. O de cheques sem fundo foi de 1 254; alta de 4,7%; e o de dívidas registradas com bancos, 3 563, elevação de 9% no período.

Do total de títulos protestados, cerca de 40,4% corresponderam às pessoas jurídicas no mês passado. Segundo a Serasa, essa participação tem registrado queda anual. Em junho de 2005, representou 40,8% do volume de protestos.

Os cheques sem fundo representaram, em junho, 40% do total de registros de inadimplência de pessoas jurídicas. No mesmo período do ano passado, corresponderam a 39,2% dos inadimplentes na área. As dívidas com bancos foram equivalentes a 19,6% do total dos registros, um pouco abaixo dos 20% verificados em junho do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame