Economia

Imprensa estrangeira destaca crise política no Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva será forçado a se explicar sobre financiamento irregular de campanha, segundo o americano The New York Times. Para o britânico Financial Times, aprovação de novo mínimo mostra fraqueza do governo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

As declarações do publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha de Lula em 2002, repercutiram na imprensa estrangeira. Nesta quinta-feira (11/8), Mendonça afirmou à CPI dos Correios que recebeu 11,9 milhões de reais irregularmente para pagar os custos das campanhas. Foi a primeira vez desde a eclosão da crise política, em junho, as denúncias de financiamento irregular de campanha atingiram diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o americano The New York Times, a revelação vincula diretamente o presidente Lula ao escândalo político e será forçado a se explicar sobre o financiamento ilegal. A publicação destaca a pesquisa do Datafolha, publicada nesta sexta-feira (12/8), que mostra, pela primeira vez, uma virada no segundo turno das eleições presidenciais de 2006. Lula, que até aqui venceria qualquer adversário, perderia o pleito para José Serra, prefeito de São Paulo e candidato derrotado do PSDB na eleição presidencial de 2002. A pesquisa mostra Serra com 48% das preferências, contra 39% de Lula.

As denúncias de financiamento irregular de campanha e as suspeitas de compra de deputados esfacelaram a base política de Lula no Congresso. Segundo o jornal britânico Financial Times, uma amostra das dificuldades que aguardam o presidente até o final de seu mandato foi a aprovação de um projeto de lei, pelo Senado, elevando o salário mínimo para 384,29 reais.

Para o jornal, mesmo que Lula arque com o desgaste político de vetar o reajuste salarial (caso em que o mínimo retrocederia para 260 reais), o episódio mudará o ânimo do mercado financeiro em relação ao governo. "A crise política, mesmo que não leve ao impeachment de Lula, pode abalar a economia e o mercado", afirmou Ricardo Ribeiro, analista político da consultoria MCM, ao Financial Times.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara aprova texto-base do projeto que reonera a folha de pagamentos a partir de 2025

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ