Exame Logo

IBGE revisa em baixa produção industrial de novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje revisões nos dados da produção industrial na série com ajuste sazonal, revisando em baixa o resultado de novembro. Segundo a economista da coordenação de indústria do instituto, Isabella Nunes, as revisões ocorreram automaticamente com a introdução de novos dados na série. Com isso, a produção […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje revisões nos dados da produção industrial na série com ajuste sazonal, revisando em baixa o resultado de novembro. Segundo a economista da coordenação de indústria do instituto, Isabella Nunes, as revisões ocorreram automaticamente com a introdução de novos dados na série.

Também hoje, o IBGE divulgou que a produção de bens de capital (máquinas e equipamentos), que sinaliza o desempenho dos investimentos, registrou aumento de 0,3% em dezembro ante novembro. Na comparação com dezembro de 2008, a produção de bens de capital aumentou 23%.

Veja também

A categoria de bens intermediários registrou um aumento de 1,0% em dezembro ante novembro e alta de 21,0% na comparação com dezembro de 2008. Já os bens de consumo duráveis registraram queda de 4,9% em base mensal, mas aumento de 72,1% em relação a um ano antes. Por fim, os bens de consumo semi e não duráveis elevaram a produção em 0,4% em dezembro ante novembro e tiveram alta de 6,0% ante dezembro de 2008.

Trimestres
A produção industrial registrou aumento de 3,6% no quarto trimestre de 2009 ante o terceiro trimestre do mesmo ano. Foi o terceiro aumento trimestral consecutivo ante trimestre imediatamente anterior apurado na indústria brasileira. Já na comparação com o quarto trimestre de 2008, a produção industrial aumentou 5,8% no mesmo período de 2009.

Já o índice de média móvel trimestral da produção industrial, considerado o principal indicador de tendência, registrou aumento de 0,5% no trimestre encerrado em dezembro ante o terminado em novembro. O resultado mostra uma desaceleração em relação ao índice de média móvel trimestral de novembro, de 1,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame