Governo reduz emissão de títulos e dívida interna cai
Volatilidade no mercado externo e expectativa quanto aos juros da economia americana foram as causas da queda
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h54.
O governo federal emitiu menos títulos da dívida mobiliária interna em maio, reduzindo em 0,4% o estoque em poder do público, que totalizou 999,1 bilhão de reais. A informação consta no relatório conjunto do Tesouro Nacional e do Banco Central divulgado nessa terça-feira (14/6). Esse é o segundo mês consecutivo de queda, sendo que em abril o montade era de 1 trilhão de reais.
Segundo o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, Ronnie Tavares, o Tesouro emitiu títulos em volume menor nos últimos dois meses "por causa da volatilidade do mercado externo" e da expectativa de elevação dos juros nos Estados Unidos. Tavares explica que quando há emissão menor de títulos, "os investidores reduzem o apetite por renovação de títulos públicos". Isso, segundo ele, ocorre naturalmente, uma vez que "os investidores têm aversão a risco".
O resgate de títulos no mês passado ficou em 36,4 bilhões de reais, e as emissões somaram 19,2 bilhões, gerando resgate líquido de 17,4 bilhões de reais.
Com informações da Agência Brasil.