Geithner tem dúvidas sobre limites a bancos, dizem fontes
WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - A nova ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra os bancos deixou dúvidas no secretário do Tesouro, Timothy Geithner, que teme que a política partidária afete a política econômica, segundo fontes da indústria financeira. Geithner teme que os limites sobre as operações e o tamanho dos bancos impactem negativamente […]
Da Redação
Publicado em 21 de janeiro de 2010 às 20h14.
WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - A nova ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra os bancos deixou dúvidas no secretário do Tesouro, Timothy Geithner, que teme que a política partidária afete a política econômica, segundo fontes da indústria financeira.
Geithner teme que os limites sobre as operações e o tamanho dos bancos impactem negativamente a concorrência global das empresas norte-americanas, disseram as fontes que pediram anonimato, já que Geithner não manifestou publicamente suas opiniões.
Além disso, ele também teme que os limites não cheguem necessariamente ao cerne dos problemas e aos excessos que desencadearam a crise financeira, acrescentaram as fontes.
O Tesouro não respondeu a um pedido de declarações.
Obama propôs limitar a maneira como os bancos investem seu próprio dinheiro. Pela proposta, os bancos não poderiam mais possuir, patrocinar ou investir em hedge funds para lucro em operações de proprietary trading.
(Reportagem de Karey Wutkowski em Washington e de Steve Eder em Nova York)