Exame Logo

Fed confirma projeções e eleva juros dos EUA em 0,25 p.p.

Comunicado reitera intenção de elevar juros em ritmo moderado e considera alta inflacionária passageira. Mas faz advertência que pode deixar mercados nervosos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h32.

O Federal Reserve (Fed), banco central americano, elevou nesta quarta-feira (30/6) sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 1,25% ao ano. A primeira alta de juros em quatro anos eraesperada de formaconsensual no mercado, em função dos sinais recentes de aceleração da inflação e melhora do mercado de trabalho nos Estados Unidos. As atenções voltaram-se para o tom do comunicado do comitê de política econômica do Fed, em que é feito o anúncio da elevação da taxa.

Para o comitê, mesmo depois da decisão, o caráterda política monetária permanece de "acomodação". No comunicado, o Fed reitera que essa política de acomodação pode ser removida em ritmo moderado, em direção a um maior aperto monetário, uma vez que ainda se espera uma inflação baixa, apesar do avanço da produção e das melhorias no emprego.

Veja também

"Embora os dados de inflação que chegam sãoum poucoelevados, uma parcela dos aumentos nos meses recentes aparentemente têm sido em função de fatores transitórios", diz o texto.

Contudo, no tipo de ressalva que deixa o mercado sempre inquieto, o Fed afirma que vai responder, caso necessário, a mudanças no cenário econômico: "A despeito disso, o comitê vai responder a mudanças nas perspectivas econômicasà medidaque isso sejanecessário paramanter a estabilidade de preços."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame