Fed rejeita plano de capital do Citi em teste de estresse

Banco central rejeitou planos de 5 bancos dizendo que encontrou deficiências durante o teste anual sobre a solidez financeira dessas instituições

	Fachada do Citibank em NY: Fed disse que rejeitou planos devido à fragilidade no processo de planejamento de capital

	
	
 (Getty Images)
Fachada do Citibank em NY: Fed disse que rejeitou planos devido à fragilidade no processo de planejamento de capital (Getty Images)
D
Da RedaçãoPublicado em 26/03/2014 às 20:30.

Washington - O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, afirmou que a habilidade de o Citigroup lidar com cenários de estresse ainda não é suficiente e rejeitou planos do banco de remuneração aos acionistas, um forte baque ao banco que ainda tenta se reeger após a crise financeira.

A decisão marca a segunda vez em três anos que o banco não conseguiu receber aprovação do Fed para devolver dinheiro aos acionistas, conhecido como "plano de capital".

A habilidade de o banco remunerar os acionistas através de recompra de ações é fundamental para alcançar metas de lucratividade.

As ações do Citi, o terceiro maior banco dos EUA, caíram 4,5 por cento, para 47,90 dólares nas negociações do after market.

O Citi foi um dos cinco bancos cujo plano de remuneração foi rejeitado pelo Fed. Os outros foram unidades norte-americanas das instituições europeias HSBC, RBS e Santander. O quinto banco foi o Zions Bancorp, porque não cumpriu a relação mínima de capital pós-estresse.

O Fed informou que aprovou os planos enviados pelas 25 instituições financeiras restantes.

O presidente-executivo do Citi, Michael Corbat, disse que o banco está "profundamente decepcionado" com a decisão do Fed e que o pedido de remuneração aos acionistas era modesto.

No ano passado, o Fed permitiu que o Citi recomprasse 1,2 bilhão de dólares em ações e disse que iria continuar a pagar 120 milhões por ano em dividendos, uma taxa trimestral de 1 centavo por ação.

Neste ano, o Citi queria gastar mais do que cinco vezes em recompra e elevar o dividendo trimestral para 5 centavos de dólar por ação.

A rejeição dos planos de capital do banco é um revés para Corbat, cuja atribuição era melhorar o relacionamento com os reguladores quando assumiu o posto em outubro de 2012.

Na quarta-feira, o Fed disse que o Citi melhorou as práticas de gerenciamento de risco nos últimos anos, mas o banco não consegue determinar bem se suas receitas e rendas seriam afetadas diante de cenários de estresse ao redor do globo.

Os cinco bancos não poderão fazer pagamento de dividendos ou recompra de ações.

Matéria atualizada às 20h29min do mesmo dia, para adicionar mais informações.